22/11/2013

Seminário em Criciúma promove defesa dos direitos dos animais

CRICIUMA, 29 DE NOVEMBRO
Local: Auditório da SATC
Rua Paschoal Meller,73
Bairro Universitário-Criciúma/SC

- Entrada franca.

- Os participantes receberão certificados.

- ONGs poderão expor seus trabalhos.

 

Em sequência ao ciclo de palestras promovido pelo Instituto Ambiental Ecosul em 2005, 2006 e 2007, 2008 e 2009 e 2013, o Instituto Ambiental Ecosul, a Escola do Legislativo de SC, a APACRI-Associação Protetora dos Animais de Criciuma a Secretaria Municipal da Saúde de Criciúma, com apoio do GEDDA-Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do MPSC, promovem o VIII Seminário de Controle de Zoonoses, Educação Humanitária e Defesa dos Direitos dos Animais.

 

Objetivos:

 

• Propagar informações, apresentar programas e estimular iniciativas compartilhadas entre Poder Público, Organizações Não Governamentais, Iniciativa Privada, Classe Veterinária e Ministério Público para a proteção da fauna, a guarda responsável, a prevenção aos maus-tratos aos animais e à violência em geral e o controle humanitário de zoonoses e da procriação indesejada de animais domésticos em Santa Catarina.

 

• Oportunizar o conhecimento e a capacitação necessários ao cumprimento da Recomendação 001/2012 do GEDDA - Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do MPSC expedida a todas as Municipalidades de Santa Catarina. Público-Alvo:

 

• Membros de Entidades de Defesa Animal, das Secretarias Municipais da Saúde, Educação e Meio Ambiente, das Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológicas, do Ministério Público, da Classe Veterinária, dos Poderes Executivos e Legislativos Estadual/Municipais, estudantes e da sociedade em geral.

 

 

Programação


08h00min – Inicio das inscrições e entrega das pastas.

 

9h00min – Abertura e composição da mesa. 09h30min – O Ministério Público de SC e a defesa dos direitos dos animais – Dr. Júlio Fumo Fernandes, Promotor de Justiça de Araranguá e Membro do GEDDA-Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do MPSC.

 

10h20min – Intervalo para café.

 

10h50min - APACRI - Associação Protetora dos Animais de Criciúma- Ações e resultados Zeta Machado, Ambientalista, Presidente da APACRI e membro do Conselho do Desenvolvimento Urbano e Rural de Criciúma.

 

11h40min - Senciência, Bem-estar e manejo populacional de animais urbanos – Méd. Vet. Vanessa Carli Bones - Membro do LABEA- Laboratório de Bem-estar Animal da UFPR, Mestre em Ciências Veterinárias pela UFPR, experiência e atuação em Ética e Bem-estar Animal e pesquisadora de alternativas ao uso de animais de laboratório.

 

12h30min – Almoço.

 

13h30min – UBSA- Unidade Básica de Saúde Animal – Méd. Vet. Michael Russi – Mestre em Ciências Biológicas pela UFSC, especialização em Clínica Médica e Cirurgia de Pequenos Animais e Consultor Veterinário do Ecosul para Manejo e Dinâmica Populacional de Cães e Gatos. 14h20min - A SEDA-Secretaria Especial dos Direitos Animais de Porto Alegre – Dra. Regina Maria Becker, Diretora da SEDA.

 

15h10min - A Conexão Violência humanos x Animais- Clarice Lopes Viana, Professora e Advogada, Sub-Tenente da PMSC aposentada, Pós- graduada em Direito Constitucional, especialização em Violência Doméstica contra Mulheres, Prevenção ao uso de Drogas e à Criminalidade, experiência e atuação em logística de socorro a animais em desastres naturais.

 

16h00min – Intervalo para café.

 

16h30min - A Educação Humanitária e a Formação de Valores para o Respeito a Todas as Formas de Vida – Halem Guerra Nery, Professor, Administrador Público, Presidente do Instituto Ambiental Ecosul e membro do GEDDA-Grupo especial de Defesa dos Direitos dos Animais do MPSC e Silviane Arisi Mafalda, Professora, Bel. em Direito e Coordenadora Pedagógica do Instituto Ambiental Ecosul.

 

17h20min - Projeção do documentário “Rodeio, de que lado você está” – Realização FNPDA - Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

 

17h40min – Biodiversidade + Doce... Abelha não faz mal, faz mel - Coronel Jean Carlos Locatelli e Bióloga Jaqueline Bonazza 18h30min - Mesa redonda e debates sobre os temas apresentados.

 

19h00min – Encerramento.

 

 

Outras atrações:

 

• Exposição dos trabalhos de ONGs. participantes.

• A escritora Membro da Academia Criciumense de Letras Carmen Neves exporá e autografará aos interessados suas obras com temas ambientais voltadas ao público adulto e infantil

 

 

CONTATOS
Instituto Ambiental Ecosul
E-mail: halemecosul@gmail.com
Fone: (48) 9969.4660

 

Joyce Santos
E-mail: joyce13313@gmail.com
Fones: (48) 3221.2680 – (48) 9922.0000

 

Zeta Machado - APACRI
E-mail: zetamachado.apacri@gmail.com
Fone: (48) 9637.5592



Fonte: Halem Guerra / Ecosul




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.