22/11/2013

SESI realiza formatura de mais uma turma do ViraVida, em Curitiba

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, saúda os jovens formandos do ViraVida, em Curitiba. Foto: Gelson Bampi

Projeto oferece formação profissional e inserção no trabalho a jovens em situação de vulnerabilidade social e abuso sexual. Formaturas aconteceram também em Londrina e Foz do Iguaçu.


Uma nova oportunidade de vida por meio do desenvolvimento pessoal e da formação profissional. Com essa expectativa de futuro, 15 jovens de Curitiba, integrantes do projeto ViraVida, promovido pelo SESI no Paraná, receberam seus diplomas de capacitação profissional nessa quarta-feira (20/11), no Campus da Indústria, em Curitiba. Participaram da solenidade o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep, Edson Campagnolo, e a industrial Sueli Roveda Campagnolo; o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli; a gerente de Operações do SESI no Paraná, Maria Aparecida Lopes; e a diretora do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) de Curitiba, Jussara de Medeiros.

Iniciativa do Conselho Nacional do SESI, o ViraVida se destina a jovens entre 16 e 21 anos, de famílias de baixa renda, que residem nas periferias de grandes centros, em situação de vulnerabilidade social ou exploração sexual. O projeto tem como parcerias entidades do Sistema S, prefeituras, órgãos governamentais e ONGs.

Durante mais de um ano, os jovens do ViraVida participaram de cursos profissionalizantes ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, bem como de uma série de ações de educação continuada, além de atividades de cultura, esporte e lazer. A turma de estudantes concluiu os cursos de vendedor, de promoção e merchandising, auxiliar administrativo imobiliário e recepcionista.

“De agora em diante vocês terão novos desafios, mas acreditem nesta oportunidade que o SESI e o Conselho Nacional do SESI estão oferecendo. O futuro de cada um de nós, só depende das nossas escolhas”, disse o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, ao saudar os alunos.

Dos formandos de Curitiba, nove já estão inseridos no mercado de trabalho e os demais estão com boas perpectivas de inserção profissional. “É uma nova vida, de fato, que começa para mim e vou abraçar esta chance de verdade”, afirma, emocionada, uma das alunas do projeto, de 19 anos.

Em Curitiba, ao todo, desde a implantação do projeto, foram atendidos 123 jovens, sendo que 42 já estão inseridos no mercado de trabalho.
Segundo Jair Meneguelli, o ViraVida está implantado em 19 Estados, abrangendo 23 cidades. “Em Brasília, o projeto já se tornou, por decreto do governador do Distrito Federal, uma política pública, e creio que essa iniciativa seguramente vai se espalhar por todo o Brasil”, disse.

Londrina e Foz
Em Londrina, o ViraVida formou mais 17 alunos, em solenidade realizada na última terça-feira (19/11), também com as presenças dos presidentes do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, e do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli. Os jovens concluíram cursos de recepcionista; auxiliar administrativo; auxiliar de crédito, cadastro e cobrança; operador de computador; almoxarife; auxiliar de cadastro e cobrança, e inglês básico.

Desde o início do programa, o ViraVida já atendeu 112 alunos em Londrina, sendo que 45 concluíram as capacitações. Dos 17 formandos deste ano, onze já estão inseridos no mercado de trabalho ou com boas perspectivas. É o caso de uma jovem de 17 anos, que faz questão de afirmar que o programa mudou os rumos de sua vida. “O ViraVida mudou meus sonhos, minha forma de pensar. Antes eu não acreditava em ninguém, hoje sei onde quero chegar. Aprendi a acreditar em mim e seguir em frente”, disse.

O ViraVida tem impacto também nas famílias dos jovens participantes. O pai de uma das formandas de Londrina diz que o programa transformou sua filha. “Ela passou a ter um comportamento muito melhor, passou a se dedicar aos estudos. O ViraVida realmente foi um marco em nossas vidas”, declarou.

Na formatura em Londrina, Campagnolo destacou a importância que o ViraVida tem para as pessoas atendidas pelo programa. “O ViraVida é uma ação não só de cidadania e responsabilidade social, mas acima de tudo uma ação humana”, afirmou. “Todos esses jovens formandos são vencedores porque deram um passo importante para ter uma vida digna”, acrescentou o presidente do Sistema Fiep.

Além de Curitiba e Londrina, o SESI formou mais uma turma do ViraVida no Paraná nessa quarta-feira (20/11). Foi em Foz do Iguaçu, onde seis alunos concluíram o programa. Na cidade, 117 jovens já foram inseridos no projeto, sendo que 45 finalizaram os cursos. A solenidade em Foz também contou com a presença do presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli.

Fonte: Agência de Notícias do Sistema FIEP




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.