23/01/2014

Plano de mobilidade sustentável da Grande Florianópolis começa a ser colocado em prática

Foto: Divulgação

A partir desse final de semana (24 e 25/01), a Grande Florianópolis começa a trilhar um caminho mais sustentável para a mobilidade urbana e a qualidade de vida na região. Começa a primeira etapa do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, que tem por objetivo promover a melhoria da mobilidade urbana em 13 municípios da região: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis. O projeto está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado de Santa Catarina com apoio técnico e financeiro do BNDES.


Nessa etapa, uma equipe de entrevistadores vai realizar a Pesquisa Origem/Destino de Verão com os frequentadores das praias da Grande Florianópolis. Por meio das respostas, será possível traçar um cenário de amostragem sobre a origem – de onde vêm – e seus destinos. Também serão mapeados os meios de transporte utilizados, local de hospedagem, entre outros. Os pesquisadores estarão uniformizados, com camiseta, boné e crachá do PLAMUS e utilizarão um aplicativo para Ipad. Assim, o questionário será respondido de forma ágil e segura e os dados serão sincronizados diretamente para uma central de análise das respostas.


As primeiras praias a receber os pesquisadores, nessa sexta-feira e sábado (24 e 25/01), serão Barra da Lagoa, Santinho, Ingleses, Canasvieiras, Ponta das Canas, Jurerê, Palmas e Mole. Já na segunda semana, dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, os pesquisadores visitarão as praias da Joaquina, Campeche, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul, Açores, Sonho e Pinheira. As pesquisas serão sempre feitas entre 9h e 12h, no período da manhã, e 15h e 18h na parte da tarde, simultaneamente em cada praia, e terão o acompanhamento de fotos aéreas. Em caso de mau tempo, o cronograma poderá ser alterado.


A segunda fase da pesquisa será domiciliar e está prevista para ocorrer entre os meses de março e junho. Também haverá seminários com participação popular para discutir os problemas locais e levantar propostas que possam ser incorporadas ao plano. Colhidas todas as informações, serão realizadas avaliação e modelagem dos dados e, por fim, levantadas alternativas de soluções para a mobilidade urbana da Grande Florianópolis.


Esse mapeamento servirá para desenvolver e aplicar uma visão mais abrangente sobre mobilidade urbana, que transcenda a discussão de modais e oferta de infraestrutura, além de promover a sustentabilidade econômica e ambiental, estimular o crescimento inteligente e orientar o desenvolvimento urbano para um sistema de transporte coletivo mais eficaz para os próximos anos.


Sobre o PLAMUS
O PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado de Santa Catarina com apoio técnico e financeiro do BNDES. O objetivo é promover a melhoria da mobilidade urbana em 13 municípios da Região Metropolitana de Florianópolis: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis.


Os estudos técnicos, desenvolvidos pelo consórcio LOGIT, Booz&Co e Machado Meyer, estão sendo contratados diretamente pelo BNDES, com recursos provenientes do Fundo de Estruturação de Projetos – FEP, com acompanhamento direto do Governo do Estado e dos municípios da área de abrangência da pesquisa.


Esse estudo avaliará os diversos elementos urbanos que impactam na mobilidade de cada município alvo da pesquisa, orientando o seu desenvolvimento para a criação de cidades mais harmônicas e conectadas entre si, que aproximem as pessoas de suas atividades cotidianas, aumentando a qualidade de vida da região.


CRONOGRAMA DE PESQUISAS DE VERÃO - 1ª FASE:


24 e 25/01: Barra da Lagoa, Santinho, Ingleses, Canasvieiras, Ponta das Canas, Jurerê, Palmas e Mole.


31/01 e 01/02: Joaquina, Campeche, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul, Açores, Sonho e Pinheira.


As pesquisas ocorrem entre 9h e 12h, e 15h e 18h, simultaneamente em cada praia. Em caso de mau tempo, o cronograma poderá ser alterado.


SERVIÇO:
Informações para a imprensa:
Claudia de Siervi 48 9922-4449 | claudia@zapta.com.br
Vanessa Silva 48 9601-0969 | vanessasth@hotmail.com


Redes Sociais:
Fábia Hafferman 9112-1188 ou 9682-2012 | fahafermann@yahoo.com.br


Institucional:
Fernanda Boscaini (51) 3312-6324 | fboscaini@embarqbrasil.org
Maria Fernanda Cavalcanti | mcavalcanti@embarqbrasil.org

Governamental [Secretaria de Comunicação do Governo Estado)
Merlim Miriane Malacoski 48 3665-3058 | merlimiriane@gmail.com
Gisiela Klein (48) 8843-5439 | gisiela@secom.sc.gov.br


Mais informações:
www.plamus.com.br
www.facebook.com/pages/Plamus/1418721298365947
#plamus
@plamus

Fonte: Governo de Santa Catarina




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.