23/02/2016 Plano de Recuperação de Áreas Degradadas da Portonave concede à empresa o terceiro Troféu Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas da Portonave concede à empresa o terceiro Troféu Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia 

Projeto Nossa Praia promove a proteção e recuperação da vegetação nativa, com a contenção de dunas e palntio de espécies. Foto: divulgação.

A Portonave conquistou, pela terceira vez, o Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil. O Terminal venceu na categoria Recuperação de Áreas Degradadas com o “Nossa Praia” – Projeto de Recuperação e Proteção da Orla de Navegantes.  Os 27 vencedores da 23ª edição do prêmio foram conhecidos no dia 15 de fevereiro. 

 

A Portonave já venceu o Expressão de Ecologia outras duas vezes, na categoria Gestão Ambiental. Em 2009, com o projeto “Portonave: Compromisso com o Meio Ambiente” e em 2011 com o case: “Compromisso com Desenvolvimento Sustentável”, ambos destacando o compromisso da empresa com a sustentabilidade por meio de um Sistema de Gestão Ambiental próprio, que desenvolve uma série de ações fundamentais para a preservação ambiental, como o tratamento de efluentes, o controle da poluição do ar, o monitoramento da água, a coleta seletiva de lixo, o inventário de carbono etc. 

 

O case vencedor deste ano é o Projeto “Nossa Praia”. O Nossa Praia é resultado de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) como medida de compensação pelo uso da área para ampliação do pátio de contêineres do Terminal Portuário. O projeto visa a recuperação da faixa de restinga da orla municipal, com o objetivo de restaurar e dar as condições necessárias para preservação ambiental e uso consciente e sustentável da praia. Serão 102 hectares – o equivalente a mais de 100 campos de futebol – compreendidos pela iniciativa, considerada uma das maiores obras de recuperação de orla de praia urbana do Brasil. As obras iniciaram em março de 2015 e têm duração de 36 meses. “A Portonave acredita e trabalha com o desenvolvimento alinhado à sustentabilidade. Por isso, buscamos junto aos órgãos responsáveis para que os recursos dessa compensação fossem direcionados para ações efetivas em Navegantes. Essa conquista mostra que para nós o respeito ao meio ambiente é um compromisso”, sustenta o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.

 

A cerimônia de entrega do Troféu Onda Verde será no Fórum de Gestão Sustentável 2016, que será realizado em agosto, em Florianópolis. Nesta edição participaram 129 projetos ambientais. 

Fonte: Portonave.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.