23/09/2013

DIBEA inicia o cadastramento e microchipagem de cães em Florianópolis

O planejamento da DIBEA prevê o cadastramento de 1.200 animais em 2013. Foto: divulgação

Dia 23 de Setembro de 2013, a DIBEA-Diretoria Municipal do Bem-estar Animal de Florianópolis inicia na capital o sistema de registro e microchipagem social de cães de famílias de baixa renda, com apoio do Instituto Ambiental Ecosul e do GEDDA-Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do MPSC.

 

O sistema possibilita conhecer as populações de cães por região, a forma como seus guardiões se relacionam com eles e a cobertura vacinal, prevenir maus tratos e abandonos, localizar animais extraviados, identificar os "cães comunitários" e divulgar informações e orientações importantes sobre educação em saúde, guarda responsável e zoonoses.

 

Também será a primeira etapa do censo municipal de animais domésticos e subsidiará o planejamento das políticas públicas de controle populacional e de prevenção às zoonoses, identificando eventuais vulnerabilidades ambientais, sanitárias e epidemiológicas e a necessidade de campanhas de profilaxia, vacinação e vermifugação.

 

Nesta primeira etapa que ocorrerá no Centro Comunitário do Bairro Tapera entre os dias 23 e 26/09/2013 das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas serão registrados e microchipados 400 animais.

 

As condições para a comunidade obter o registro e a microchipagem de seus animais estão sendo divulgadas pela DIBEA no bairro.

 

O planejamento da DIBEA prevê outras duas ações em 2013, com cadastramento de outros 800 cães, totalizando 1.200 animais no exercício.

 

O Ecosul doou as cartilhas "Gancheirinho, o Meio Ambiente e os Animais de Estimação" impressas com recursos do "FRBL- Fundo para Reconstituição dos Bens Lesados" e os folders "Guarda Responsável de Animais Domésticos" patrocinados pela Eletrosul/Eletrobrás. Um exemplar de cada será entregue ao responsável pelo animal registrado, como parte da campanha de "Preservação Ambiental, Controle de Zoonoses e Guarda Responsável de Animais Domésticos" desenvolvida em Santa Catarina pelo Ecosul com apoio do GEDDA e em Florianópolis em parceria com a DIBEA.

Fonte: Instituto Ambiental Ecosul e DIBEA




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.