23/09/2013

Programa da Secretaria da Agricultura entrega kits de informática a jovens de São Joaquim

Iniciativa tem o objetivo de evitar êxodo dos jovens que vivem no meio rural através da inclusão digital.
Foto:
divulgação

Jovens da região de São Joaquim serão os primeiros contemplados pelo novo programa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, "Jovem Rural nas Asas da Inclusão Digital", que proporciona financiamentos para aquisição de kits de informática, como notebooks, computadores de mesa e impressoras. O programa deverá atender 1,5 mil jovens em três anos, em idade entre 16 e 29 anos. A Secretaria da Agricultura, via Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), concederá um desconto de 50% do valor para operações de até R$ 2,5 mil. Em São Joaquim, a entrega dos kits que beneficiará 17 jovens, será nesta terça-feira, 24/9, às 15h, no Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) do município.

 

Os jovens beneficiados terão três anos para efetuar os pagamentos, em parcelas anuais, e com desconto de 50% para pagamentos até a data de vencimento. Os critérios para participar do programa são: adolescentes e jovens enquadrados no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) ou na condição de filho de produtor rural já enquadrado; participantes do processo de formação em liderança, gestão ambiental, empreendedorismo e inclusão digital do Programa SC Rural (coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca). Pertencentes a famílias beneficiárias nos Projetos Estruturantes apoiados pelo Programa SC Rural e/ou residentes nos municípios pertencentes às áreas prioritárias de níveis 1 e 2 constantes do Manual Operativo do Programa SC Rural (que são classificados de acordo com o IDH- Índice de Desenvolvimento Humano). O kit de informática conterá ainda softwares de gestão de propriedades agrícolas desenvolvidos e utilizados pela Epagri.

 

De acordo com o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, essa será mais uma ferramenta para inclusão digital e evitar êxodo rural dos jovens que vivem no meio rural. “A Secretaria está atenta às mudanças na agricultura e na sua profissionalização. O mundo está cada vez mais conectado e nós não podemos ignorar isso. Nós já temos o Programa Beija-flor,  Programa de Telefonia Fixa e Internet no Meio Rural e o projeto piloto Comunidades Rurais Digitais que buscam a inclusão digital das comunidades rurais de Santa Catarina”, explicou Rodrigues.

 

As ações do Programa de Inclusão Beija-flor são integradas ao SC Rural e leva às comunidades rurais novas perspectivas de acesso e disseminação do conhecimento com a implantação de telecentros e práticas de inclusão digital. Desde 2004, o Programa leva às comunidades rurais e pesqueiras telecentros equipados com microcomputadores e acesso livre à internet. Hoje, Santa Catarina conta com 86 telecentros de inclusão digital, beneficiando aproximadamente 20 mil pessoas. O projeto piloto Comunidades Rurais Digitais, que começou a ser elaborado em 2011, conta com recursos de R$ 2,5 milhões provenientes do orçamento do Programa SC Rural para instalação de antenas repetidoras de sinal de internet wireless para comunidades rurais de 11 municípios de Santa Catarina.

 

O Programa de Telefonia Fixa e Internet no Meio Rural, que já atende 31 municípios catarinenses,  apoia os municípios que pretendem fornecer internet banda larga e telefonia fixa às comunidades rurais de Santa Catarina e conta com o apoio financeiro e técnico da Secretaria sendo que cada prefeitura é responsável pela aplicação dos recursos. 

Fonte: Ney Bueno - Sec. da Agricultura e da Pesca / Governo de SC




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.