23/11/2016 Parque das Araucárias recebe observadores de aves pela primeira vez

Parque das Araucárias recebe observadores de aves pela primeira vez

Cerca de 30 pessoas vindas de vários lugares participaram do evento.
Foto:
Vanessa Kanaan.

É a primeira vez que o parque em Santa Catarina sedia esse tipo de atividade. Diante do sucesso, o Instituto Espaço Silvestre, que promoveu o evento, já pensa em fazer outros

 

Brasília (23/11/2016) – O Parque Nacional das Araucárias, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Santa Catarina, acaba de sediar o seu primeiro evento de observação de aves. A promoção foi do Instituto Espaço Silvestre.

Cerca de 30 pessoas participaram do evento. Elas foram divididas em dois grupos, um pela manhã e outro à tarde. Os grupos percorreram trecho de trilha dentro da unidade de conservação (UC), passando por diversos ambientes, como floresta com araucárias, áreas abertas, riachos e banhados.

 

arau2

 

Foram registradas mais de 80 espécies de aves por meio de observações diretas e vocalizações, incluindo algumas endêmicas (exclusivas) da Mata Atlântica. Muitas delas foram novidade para boa parte dos participantes. Já as espécies comuns e ameaçadas de extinção foram as estrelas do evento

O evento foi encaminhado pelo ornitólogo Adrian Eisen Rupp, condutor de atividades de observação de aves com grande experiência. Adrian é o responsável pelo levantamento da avifauna do parque em 2009 para a elaboração do Plano de Manejo e, também, por indicar como ação de manejo e pesquisa na UC a reintrodução do papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinacea), trabalho que é realizado pelo Instituto Espaço Silvestre.

Segundo o analista ambiental Juliano Rodrigues Oliveira, chefe do parque, o evento permitiu aos participantes conhecer a atividade de observação, avaliar a sua implantação na UC e fazer contatos. Ainda segundo ele, a atividade, inédita na região, fez parte das comemorações de aniversário de 25 anos do município de Passos Maia, abrangido pela unidade, e contou com o apoio da prefeitura.

Além da observação de aves, os participantes visitaram a cidade de Passos Maia e conheceram o trabalho das Amigas dos Roxinhos, grupo de mulheres que participam do projeto de geração de trabalho e renda do Instituto Espaço Silvestre, mostrando que é possível conciliar desenvolvimento econômico com conservação.

Para Vanessa Tavares Kanaan, diretora técnica do Instituto Espaço Silvestre, o passeio mostrou que as aves em seu habitat natural são capazes de reunir dezenas de pessoas de todas as faixas etárias que vivem no entorno do parque e de diversas cidades dos estados de Santa Catarina e Paraná.

“Torcemos para que o evento sirva para estimular outras unidades de conservação a realizar atividades de observação de aves e inspirar cada vez mais pessoas a observar e preservar a fauna silvestre brasileira. Esperamos que esse tenha sido o primeiro de muitos passeios no Parque Nacional das Araucárias”, disse ela.

Comunicação ICMBio – (61) 2028-9280 – com informação do Parque Nacional das Araucárias (Juliano Rodrigues Oliveira)

Fonte: Comunicação ICMBio – com informação do Parque Nacional das Araucárias (Juliano Rodrigues Oliveira).




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.