24/02/2014

IAP fiscaliza pesca predatória no interior do Paraná

Foto: IAP / ERCOP.

Os Escritórios Regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Cianorte e Umuarama, no noroeste do Estado do Paraná, realizaram nesse fim de semana (de 20 a 23 de fevereiro) operação conjunta para coibir a pesca predatória em época de piracema. Os fiscais percorreram os rios Ivaí e Paraná orientando a população local sobre os cuidados que devem ser tomados durante a piracema e cobrando o cumprimento das normas ambientais.

É durante a piracema que acontece a reprodução dos peixes e, para garantir a propagação das espécies nativas, a pesca fica restringida. A restrição à atividade segue até o dia 28 de fevereiro.

Os ficais também realizaram trabalhos de educação ambiental junto a população ribeirinha e turísticas, para que possam se conscientizar em relação a legislação e o respeito ao meio ambiente. Ao todo, foram abordadas e vistoriadas 45 embarcações nos municípios de Japurá, São Manoel do Paraná, Rondon, Guaporema, Cidade Gaúcha, Tapira, Douradina, Ivaté, Icaraíma e Alto Paraíso.

Foram recolhidas 80 bóias utilizada para ceva, 45 anzóis de galho armados nos rios, retirados 800 metros cordas de espinhéis com 400 anzóis, 01 tarrafa e 1.200 metros de redes que estavam armadas para captura de peixes.

NORTE PIONEIRO – Fiscais do Escritório Regional do IAP de Cornélio Procópio também realizaram nesse fim de semana (20 a 23) ações de fiscalização e educação ambiental no Norte Pioneiro. As ações foram realizadas no Reservatório da Represa Capivara nos municípios de Santa Mariana, Rancho Alegre, Leópolis e Sertaneja. 

Diversos materiais restringidos nesse período de piracema foram apreendidos pelos fiscais. Os peixes vivos de espécies nativas que encontravam-se presos à esses materiais foram devolvidos no local onde foram encontrados.

Os ficais também abordaram pescadores fazendo captura de camarão, o que também está com a pesca restrita, e os mesmos foram notificados a comparecer no escritório regional para apresentar defesa e responderem as sanções previstas em lei.

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná - IAP.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.