24/02/2014

Reeducandos da Penitenciária de Florianópolis são aprovados na UFSC

Penitenciária de Florianópolis. Foto: Guto Kuerten / Agência RBS.

Em Santa Catarina, o acesso à Educação Superior também é garantido aos jovens e adultos de unidades prisionais. Para assegurar esse direito, a Secretaria de Estado da Educação (SED) promove a participação dos concluintes do ensino médio no vestibular da UFSC.

 

Dos 38 alunos inscritos da escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Complexo Penitenciário de Florianópolis, quatro foram aprovados, em primeira chamada, para os cursos de Meteorologia, Serviço Social e História. Um deles frequentou toda a educação básica na escola do sistema prisional, informa Beatris Andrade, coordenadora do programa de Educação em Espaços de Privação de Liberdade, na SED. 

 

A professora Rosana Volkmann Paschoal, responsável pelo processo de mediação junto à Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve), explica que a realização do vestibular no sistema prisional envolve várias etapas. Inicia com o pedido de isenção de taxa de inscrição, organização da documentação dos candidatos, efetivação da inscrição e distribuição de materiais para estudo. “Além disso, desenvolvemos campanhas de doação dos livros de literatura e fazemos o acompanhamento nos dias de realização de provas e divulgação dos resultados”, informa.

 

A oferta desta modalidade de ensino ocorre por meio do processo de escolarização contínua, acompanhado pelos 40 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) no Estado, em todos os níveis de ensino e pela realização das provas de certificação Enceja e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

 

Nos Espaços de Privação de Liberdade, de acordo com a Gerência de Educação de Jovens e Adultos, a expectativa é aumentar ainda mais o número de participantes em 2014, com a previsão de 1.500 novas matrículas em unidades prisionais, centros socioeducativos e terapêuticos. 

Fonte: Beatriz dos Santos/ Sec. de Estado da Educação de SC. 



Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.