24/02/2016 Brasil se engaja nas metas definidas pela ONU

Brasil se engaja nas metas definidas pela ONU

Conferência reúne Brasil e Alemanha. Foto: Jorge Cardoso/MMA.

MMA promove conferência para discutir a relação das políticas nacionais com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

Ligados a questões ambientais, econômicas e sociais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integrarão as políticas executadas no país. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o governo alemão realizaram, nesta quarta-feira (24/02), conferência para apresentar ações de implantação dos ODS no Brasil. Entre elas, estão medidas de mitigação e adaptação às mudanças do clima e de educação ambiental.

 

A necessidade de intervenções no modelo produtivo atual foi apontada como uma das principais áreas de atuação. “Houve o fortalecimento do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS)”, ressaltou Paulo Rogério Gonçalves, da Secretaria Executiva do MMA. “Esse é um fator determinante. Se não houver mudanças nos padrões de produção e consumo, não será possível trilhar um caminho para a sustentabilidade”, acrescentou.

 

ARTICULAÇÃO

 

A conferência é uma iniciativa de promoção do Programa “Managing Global Governance (MGG)”, do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), e o objetivo é envolver todos os atores na questão. “O governo está trabalhando para atuar de maneira articulada nessa área”, afirmou Paulo Rogério. “A previsão é fazer mais encontros como esse para discutir como trabalhar nessa agenda.”

 

A cooperação com o governo alemão, segundo Paulo Rogério, tem sido fundamental para o sucesso de diversas iniciativas ambientais no Brasil. A representante da Embaixada da Alemanha no Brasil, Lena Bretas, endossou a importância do trabalho conjunto dos dois países. “O que vemos hoje é consequência da nossa estreita parceria”, afirmou, em referência, também, ao compromisso de “descarbonização” das economias firmado entre o Brasil e a Alemanha em agosto do ano passado.

 

SAIBA MAIS

Em setembro de 2015, foram adotados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos 15 anos. O Brasil participou de toda a negociação que resultou no documento com 17 objetivos e 169 metas. Os ODS abordam temas como erradicação da pobreza, saúde, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima e cidades sustentáveis.

 

Matéria relacionada:

 

Brasil e Alemanha ampliam debate sobre ODS

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): 61 2028-1753

Fonte: Ministério do Meio Ambiente - Por: Lucas Tolentino - Edição: Alethea Muniz.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.