24/09/2013

Relatório da ONU ressalta potencial da tecnologia para a inclusão social de pessoas com deficiência

Foto:  Banco Mundial/Masaru Goto

Relatório divulgado nesta terça-feira (24/9) pelas Nações Unidas e seus parceiros ilustra como as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) podem ajudar no acesso aos recursos para pessoas com deficiência.

 

O relatório, intitulado “A Oportunidade das TIC’s para um Quadro de Desenvolvimento com Inclusão da Deficiência”, contribui para uma melhor compreensão do nível em que as TIC’s podem permitir a inclusão social e econômica de pessoas com deficiência.

 

Ele lista os desafios que ainda não foram abordados e estabelece medidas concretas para ajudar a alcançar uma agenda para o desenvolvimento inclusivo de pessoas com deficiência.

 

Alguns dos desafios destacados no relatório – que foi baseado no resultado de uma consulta global realizada no início de 2013 para apoiar o processo preparatório para a Reunião de Alto Nível sobre Deficiência e Desenvolvimento, realizada nesta segunda-feira (23) na sede da ONU – incluem o custo de fazer as TIC’s acessíveis às pessoas com deficiência, a falta de políticas de incentivo às TIC’s acessíveis e a disponibilidade e uso limitado das TIC’s em geral.

 

O relatório ressalta que os governos desempenham um papel fundamental na introdução de soluções para viabilizar as TIC’s adaptadas às necessidades de pessoas com deficiência.

 

Entidades do setor privado podem contribuir aumentando os esforços de pesquisa e desenvolvimento para tornar as TIC’s acessíveis e as organizações da sociedade civil devem exercer um papel fundamental na conscientização das barreiras de acessibilidade.

 

“O uso de tecnologias de informação e comunicação devem estar no centro de qualquer estratégia para promover a inclusão social e econômica de pessoas com deficiência”, disse o secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun I. Touré. “Nós temos as ferramentas em nossas mãos, o desafio é ampliar o acesso dessas tecnologias para todos e tornar as TIC’s acessíveis para pessoas com deficiência.”

Fonte: ONU Brasil




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.