24/09/2013

Reunião apresenta critérios para programa catarinense de elaboração dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos

Dar destinação adequada aos resíduos sólidos urbanos é uma das metas do PMGIRS. Foto:  Antônio Cruz/ABr

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) realizará uma reunião nesta quinta-feira, 26/09, em Florianópolis, com objetivo de apresentar diretrizes e instruções para a participação no programa estadual para elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O encontro será às 13h30, na sala dos conselhos superiores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “Entramos em contato com todos os municípios para a construção do plano e, inicialmente, 176 manifestaram interesse”, declara a secretária em exercício da SDS, Lucia Dellagnelo.

 

Estes municípios serão representados pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e associações de municípios correspondentes. O Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pegirs/SC) foi lançado em novembro de 2012, quando foram apresentados os estudos de regionalização da gestão integrada, quantificando os maiores geradores de resíduos dentro de cada região hidrográfica do Estado.

 

O PMGIRS é um instrumento legal para gestão dos resíduos, cuja elaboração deve obedecer a critérios técnicos, por meio de consultoria especializada. Sem o plano, os municípios não poderão receber recursos do Governo Federal, princípio imposto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em agosto de 2010. “Embora a Política Nacional determine que cada cidade deva executar seu próprio plano, aqui em Santa Catarina o Governo do Estado está comprometido em auxiliar os municípios para que todos tenham seu plano até 2014”, afirma Lucia.

Fonte: Michelle Nunes de Oliveira - SDS / Governo de Santa Catarina




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.