24/10/2013

Governo do Paraná quer inaugurar o aquário de Paranaguá em dezembro

Foto: Joana Serra / IAP

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, afirmou nesta quinta-feira (24/10) que o Governo do Paraná vai inaugurar alguns ambientes do Aquário Marinho de Paranaguá em dezembro.


“Com um administrador para o espaço nós poderemos abrir para o público visitar o local em pouco tempo, mas não podemos esquecer que serão necessários alguns ajustes no entorno que garantam a segurança e o acesso necessário”, explicou o presidente durante a visita ao aquário.

A visita foi realizada por uma comitiva formada pelo secretário estadual do Planejamento, Cassio Taniguchi, IAP, Paraná Edificações, EcoParaná, administradora do espaço, a Aquário Guarujá Ltda, que administra um espaço semelhante no litoral paulista, e demais autoridades do município. O objetivo foi avaliar as adequações necessárias para inaugurar o Aquário Marinho em tempo hábil para o verão.

Entre os pontos analisados pelos técnicos e autoridades estão o acesso ao local, isolamento e segurança de áreas onde as obras do entorno serão realizadas, possíveis adequações dentro do Aquário Marinho, entre outros. “Vamos separar o aquário das demais áreas da praça que serão modificadas mais tarde, como o mercado de peixes, de forma que possamos garantir o funcionamento de todos os empreendimentos no entorno e organizar o fluxo de acesso às áreas”, explicou o secretário Taniguchi.

A preocupação do Governo do Paraná está em garantir a visitação e o funcionamento do espaço enquanto as modificações previstas na praça do entorno do aquário aguardam o resultado da licitação e das obras.

Para o prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, poder inaugurar o aquário é um privilégio. “Isso aqui é um compromisso que estávamos devendo para a nossa comunidade e que teremos a felicidade de inaugurar na nossa gestão. É importante enfatizar o esforço que houve por parte do Governo Estadual e que se empenhou e acabou viabilizando agora a liberação total para a inauguração desse nosso aquário que acho que será muito significativo e um referencial turístico para a nossa comunidade”, disse.

A bióloga do Aquário de Guarujá, Rossana Virga, explicou como deve funcionar o espaço durante os primeiros meses. “A ideia é montar os ambientes para abrir o aquário em dezembro, pelo menos 90% dele estará com peixes nesse prazo. O Aquário do Guarujá foi um dos primeiros aquários grandes construídos, e nós trouxemos essa experiência para poder montar o de Paranaguá”.

Entorno
As obras no entorno do espaço compreendem a reforma da praça, base náutica e píer, a relocação do Mercado Municipal de Peixes, estacionamento e o acesso ao Aquário. Para esse processo, o Estado irá publicar nas próximas semanas um edital de licitação.

O IAP também está trabalhando para licenciar o Aquário e se adequar à Instrução Normativa do Ibama nº169 que trata de zoológicos. O local deverá abrigar exemplares de organismos aquáticos costeiros, marinhos e dulcícolas de relevada expressão nos ecossistemas do Estado do Paraná.

História
O Aquário Marinho de Paranaguá é uma obra realizada pela Catallini como forma de conversão de multa, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta, após a explosão do navio Vicuña ocorrido no litoral do Estado em 2004. A obra foi entregue ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em dezembro de 2012, que já havia iniciado diversos estudos para administrar o espaço, uma vez que o órgão não tem expertise para lidar com esse tipo de empreendimento.

“O Aquário de Paranaguá surgiu de um acidente ambiental significativo no nosso Litoral e por isso precisa preservar os seus principais objetivos, que é promover o turismo e a educação ambiental”, disse Mossato Pinto. Ele ressaltou a dedicação das equipes do IAP, Secretaria do Planejamento e da Paraná Edificações em resolver passivos da antiga gestão e fazer do local um exemplo para todo o país.

Fonte: IAP / Instituto Ambiental do Paraná




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.