24/11/2014 Greenpeace denuncia programa da Caixa Econômica Federal que estimula consumo de madeira ilegal na Amazônia

Greenpeace denuncia programa da Caixa Econômica Federal que estimula consumo de madeira ilegal na Amazônia

Ação do Greenpeace em frente à Caixa Econômica Federal.
Foto:
Greenpeace/Henrique Broecker.

Greenpeace denuncia a conexão do programa Construcard, da Caixa Econômica Federal, com a exploração ilegal e predatória de madeira na Amazônia, que está destruindo a floresta.

 

Durante a segunda quinzena de novembro, o Greenpeace mostrou a conexão do programa Construcard, da Caixa Econômica Federal, com a exploração ilegal e predatória de madeira na Amazônia. Em um protesto realizado em frente à sede da instituição, em Brasília, foram despejadas duas toneladas de pó de serra acompanhadas de faixas com a mensagem: “Para o programa ser legal, a madeira não pode ser ilegal”.

 

Com o Construcard, correntistas podem comprar materiais feitos com a madeira nativa da Amazônia, como portas, mesas, pisos e armários com facilidades de pagamento. O problema é que o Greenpeace encontrou lojas cadastradas no programa que podem estar comercializando madeira ilegal. Ou seja, as pessoas não têm garantia da legalidade dos produtos que estão levando pra casa, e podem acabar contribuindo para a destruição da floresta! 

 

A investigação descobriu a conexão dessas lojas com Planos de Manejo fraudulentos, que usam documentação oficial para esquentar madeira ilegal. Por isso, o Greenpeace está pedindo para que a Caixa descredencie essas lojas e que reformule sua política de credenciamento, exgindo garantias que vão além dos documentos oficiais. No entanto, em resposta, a Caixa soltou uma nota esquivando-se de sua responsabilidade.

 

O setor madeireiro no Brasil está tão fora de controle que até uma instituição como a Caixa está exposta a comprar madeira ilegal e, com isso, expõe também os beneficiários do programa que podem estar sendo cúmplices involuntariamente.

 

Veja o vídeo:

 

Fonte: Greenpeace.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.