HISTÓRICO DE NOTÍCIAS

25/03/2014

Usina Salto Pilão conquista Prêmio Expressão de Ecologia

Foto: divulgação.

A Campanha “Rio Itajaí Pede Nossa Ajuda”, desenvolvida e realizada pela Usina Hidrelétrica Salto Pilão - localizada entre os municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras - conquistou o 21º.  Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil, na categoria Preservação dos Recursos Hídricos.

 

O Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP) – permissionário da Usina - receberá o Troféu Onda Verde do Prêmio Expressão durante o Fórum de Gestão Sustentável 2014. O evento será realizado em julho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - Fiesc, em Florianópolis (SC).

 

As ações da campanha “Rio Itajaí Pede Nossa Ajuda” são desenvolvidas pelo CESAP desde novembro de 2012 com o objetivo de mostrar a realidade do rio Itajaí à comunidade regional e, através de ações de educação ambiental, instruir os estudantes dos ensinos fundamental e médio sobre o quadro de degradação dos recursos hídricos na região do Alto Vale. A campanha, ao findar um ano de atividades em 2013, apresentou resultados bastante positivos.

 

Desde que as atividades da campanha começaram, em novembro de 2012, foram realizadas ações em escolas para estimular cerca de 20 mil crianças da região a preservar o rio para as gerações futuras.  Para dar suporte à Campanha “Rio Itajaí Pede Nossa Ajuda”, o CESAP patrocinou a confecção de vasto material didático, além de vídeo documentário e permitiu a realização de cerca de 150 palestras e dinâmicas com alunos da região. 

 

Além disso, dezenas de palestras também foram realizadas para a comunidade em geral, representada pelas associações empresariais e industriais, clubes de serviços, sindicatos e poder público constituído.  Vários mutirões de limpeza foram organizados nos rios Itajaí do sul, Itajaí do Oeste e Itajaí-Açu, de onde foram retiradas cerca de 15 toneladas de resíduos - como pneus, restos de móveis, garrafas PET, entulhos, entre outros.

 

O projeto, que envolveu os municípios de Alfredo Wagner, Chapadão do Lageado, Ituporanga, Aurora, Rio do Sul, Lontras, Laurentino, Rio do Oeste e Taió, tem continuidade neste ano de 2014, com a realização do CESAP e apoio da Votorantim Energia e Instituto Votorantim.

 

Reconhecimento

 

Para o Diretor-Superintendente do CESAP, Braz Ferrari Lomonaco, “esse é um importante reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos e um estímulo para prosseguirmos nesse caminho. A preocupação com o meio ambiente é uma constante na Usina Salto Pilão e a premiação mostra que estamos adotando as medidas corretas".

 

O Prêmio Expressão de Ecologia foi certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Sul. Seu rigoroso corpo de jurados é formado por técnicos, ambientalistas, doutores, professores e agentes de campo ligados ao meio ambiente.

 

Nessa edição, a premiação contou com quase 200 projetos ambientais participantes, um recorde histórico de inscrições, o que valoriza ainda mais a conquista do CESAP.

Fonte: Jornal O Riossulense.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.