25/05/2016 Walmart assume política de Desmatamento Zero para toda a carne vendida nas lojas

Walmart assume política de Desmatamento Zero para toda a carne vendida nas lojas

Área desmatada e queimada, no Pará, para receber gado. Foto: (© Lunae Parracho / Greenpeace).

Empresa se comprometeu a entregar à seus clientes a garantia de origem de toda carne que vende até 2017. Anúncio é resultado de pressão do Greenpeace e de consumidores.

 

O Walmart tornou pública, na manhã desta quarta-feira (25), sua política de compra de carne bovina, que visa impedir a entrada de produto com origem no desmatamento e outras violações socioambientais na Amazônia. A empresa apresentou também as ações de comunicação que pretende colocar em prática para informar seus consumidores sobre a origem do produto, em resposta a campanha Carne ao Molho Madeira, lançada pelo Greenpeace no final do ano passado.

 

Uma das novidades do anúncio é o compromisso de ampliar o monitoramento de carne bovina. O procedimento, que já era obrigatório para fornecedores da Amazônia, será exigido para 100% do volume comercializado. A expectativa da rede é entregar ao consumidor a garantia de origem de toda carne até 2017.

 

“Ao publicar sua política de compras de carne bovina e reafirmar o compromisso com Desmatamento Zero, o Walmart demonstra que a companhia está atenta às demandas da sociedade e que está disposta a avançar na direção em que a floresta precisa”, afirma Adriana Charoux, da Campanha da Amazônia do Greenpeace.

 

A empresa passará a exigir o Desmatamento Zero e demais critérios do Compromisso Público da Pecuária também para fornecedores que operam fora da Amazônia, o que significa que, agora, o Desmatamento Zero passa a ser regra para as compras da rede em todo o Brasil. O anúncio confirma que, além de inaceitável o desmatamento não é mais necessário.

 

Em novembro do ano passado o Greenpeace publicou o relatório Carne ao Molho Madeira no qual analisou e ranqueou os maiores supermercados do país de acordo com suas políticas de compra de carne bovina da Amazônia. Dentre os três líderes do mercado, o Walmart obteve a melhor avaliação, com problemas no quesito transparência. Com o anúncio de hoje, a empresa endereça as questões apontadas, como a de tornar pública a política de compras e comunicar o consumidor final no ponto de venda.

Fonte: Greenpeace Brasil.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.