26/03/2014

Parque Nacional de São Joaquim pode mudar de nome

Foto: divulgação.

Esta semana o Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, recebeu novamente alunos dos ensinos Fundamental e Médio dos municípios de Bom Jardim da Serra, Grão Pará, Orleans e Urubici. A iniciativa faz parte da estratégia dos conselheiros e servidores do parque para estudar a possibilidade de alteração do nome da unidade de conservação (UC) federal. Para analisar a possível modificação, foi viabilizada a divulgação do parque nacional junto às escolas e comunidades, buscando propostas para a mudança.

 

Na época em que foi criado, Bom Jardim da Serra, distrito da cidade de São Joaquim, apresentava a maior parte da área da UC, por isso o reconhecimento. "Com sua emancipação, a nomenclatura perdeu seu significado mais forte e a população dos municípios que compõem a unidade reivindicam a alteração de seu nome", explica Michel Omena, chefe do parque.

 

Aproveitando o debate, a equipe de servidores do parque tem divulgado o que é uma unidade de conservação, sua função perante a sociedade e a importância do Parque Nacional de São Joaquim para a região. Desde fevereiro estudantes da região estão visitando a UC para debater esta proposta e, como resultado, o parque tem se tornado mais conhecido, além de ser utilizado como tema de trabalhos em sala de aula.

 

Segundo o chefe do Parna de São Joaquim, "já foi possível perceber que mais de 50% dos estudantes dos ensinos fundamental e médio nunca visitaram o principal atrativo da UC, o Morro da Igreja, de onde se avista a Pedra Furada, além de o local ser o limite de três dos municípios que compõem o parque".

 

Conselho Consultivo criou GT

 

O Conselho Consultivo do Parna instituiu, em novembro de 2013, Grupo de Trabalho (GT) com um representante de cada um dos quatro municípios que compõem o parque para estudar a possibilidade de alteração do nome da unidade.

 

"O GT está animado com o resultados alcançados, sendo seu principal reflexo a divulgação do parque entre os alunos das escolas do entorno e, consequentemente, em toda comunidade", ressaltou Michel Omena.

 

Saiba mais sobre o Conselho Consultivo do Parque Nacional de São Joaquim: http://www.icmbio.gov.br/parnasaojoaquim/o-que-fazemos/conselho.html.

 

O Parque

 

O Parque Nacional de São Joaquim é unidade de conservação (UC) federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O acesso ao parque se faz pelos municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra (SC). Também tem áreas dentro do parque os municípios de Orleans e Grão Pará, na parte de baixo da serra do Mar.

 

A criação da unidade, em 1961, está ligada à necessidade de proteção dos remanescentes de matas de araucárias, que se encontram dentro de seus 49.300 hectares. Mais informações no site da unidade: http://www.icmbio.gov.br/parnasaojoaquim.

Fonte:Comunicação ICMBio.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.