26/05/2014

Viveiristas participam de treinamento para coleta de sementes em Francisco Beltrão (PR)

Foto: Arquivo / IAP.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realiza nesta semana (26 a 30) o segundo módulo do "Curso de Coleta, Armazenamento e Beneficiamento de Sementes". O objetivo do curso, que acontece no laboratório e viveiro do Escritório Regional de Campo Mourão, em Francisco Beltrão, é atualizar os servidores do órgão quanto à coleta e produção de mudas eficiente e planejada para a recuperação florestal do Estado.

Nas aulas, os servidores aprendem sobre planejamento, análise, implantação e armazenamento da Áreas de Coleta de Sementes (ACS) e Árvores Matrizes. Além de atualizar as regras existentes para a atividade. O curso foi organizado pela chefe do departamento de Produção de Nativas, Maria Cecília Bastos, e ministrado por Antonio Carlos Medeiros, especialista no assunto.

O curso, dividido em três módulos, é voltado para os mais de 30 profissionais do IAP que atuam na coleta de sementes (viveiristas) de 19 regionais. O primeiro foi realizado entre os dias 22 a 29 de abril, no laboratório e viveiro de Curitiba com a participação dos sete profissionais que atuam no local. Já o terceiro será entre os dias 2 a 6 de junho, em Curitiba, com a presença de mais de 30 viveiristas de 19 regionais do IAP.

"É uma oportunidade de atualizar o conhecimento dos viveiristas com relação a modernização no processo de coleta e beneficiamento de sementes realizado pelo IAP. Os servidores são muito experientes e conhecem bem as técnicas de plantio, mas hoje em dia existem métodos que podem garantir uma produção mais sustentável das espécies nativas do Estado", explicou Maria Cecília.

Em cada módulo ocorrem 3 etapas, sendo elas a parte teórica que aborda todas as etapas de produção da semente, desde o momento da coleta; a análise mais aprofundada dentro da área de coleta de sementes, realizada em Campo; e a parte prática onde os profissionais vão até o laboratório para a realização de todas as etapas do processo da semente.

VIVEIROS - O IAP possui 20 viveiros em todo o Estado e dois deles produzem as mudas e dois laboratórios, um em São José dos Pinhais e outro em Francisco Beltrão. De 2011 a 2013 foram plantadas mais de 2,5 milhões de mudas e mais de 5 mil produtores foram atendidos.

Essas mudas são doadas para todos interessados no plantio de árvores nativas ou produtores rurais que queiram recuperar as áreas degradadas de sua propriedade e o IAP faz todo o acompanhamento necessário.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná - IAP.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.