26/05/2014

MMA lança estudo sobre qualidade do ar em oito estados e em Brasília

Maranhão: importante subsídio.
Foto:
Emiliano Hagge.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança, em parceria com Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e os órgão estaduais de meio ambiente de oito estados e o Distrito Federal, o Primeiro Diagnóstico da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar no Brasil. O MMA apoiou tecnicamente o trabalho que começou em 2013 e faz referência ao período de 2000 a 2012.

O estudo, inédito e detalhado, mostra a cobertura atual da rede de monitoramento de qualidade do ar operada pelo poder público nas regiões metropolitanas e demais localidades onde há monitoramento da qualidade do ar nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal. Além das áreas monitoradas, o estudo também identificou a qualidade das redes, os tipos de monitores utilizados, os poluentes medidos e a representatividade dos dados obtidos em cada estado.

O material auxiliará a discussão atual no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que deverá estabelecer novos padrões nacionais de qualidade do ar. Os indicadores vigentes foram estabelecidos há 24 anos. “Esta publicação é um passo importante no diálogo entre os diversos entes federativos para a elaboração de políticas públicas adequadas à melhoria da qualidade do ar no Brasil. Representa um importante subsídio para o conhecimento da situação atual nos estados e para que sejam aprimorados os instrumentos de gestão da qualidade do ar”, destacou o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão.

Para ter acesso ao estudo, clique aqui.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.