26/08/2013

Investimento social cresce 8%, aponta estudo do Gife

A sexta edição do censo Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), pesquisa bienal que levanta dados sobre o investimento social privado no país, aponta que foram alocados para áreas como educação, geração de trabalho/renda, cultura/artes e desenvolvimento local, entre outras, um total de R$ 2,35 bilhões, um aumento de 8% em relação a 2011.

 

A pesquisa usou como base as respostas on-line de cem associados (três empresas e 87 fundações) que fazem parte da rede Gife. "Os dados demonstram que há uma tendência do investimento social seguir o percentual da inflação no país", afirma Andre Degenszajn, diretor-executivo e responsável pela pesquisa.

 

Entre as principais mudanças apontadas no estudo, a quantidade de organizações que investem em ambiente caiu de 58% em 2009 para 43% em 2011, o que demonstra a inversão da uma tendência de crescimento observada em 2005. "A Rio+20 foi um dos incentivos para as instituições considerarem esse tema como prioritário na época, o que já não acontece mais hoje", analisa Degenszajn.

 

No entanto, um dos pontos positivos apontados foi o crescimento de 13% em ações relacionadas à defesa de direitos. "Há uma maior clareza sobre o que significa fortalecer esses grupos", explica.

 

Para os próximos anos, o Gife espera sensibilizar as instituições em relação a práticas de avaliação e transparência. "Esse ainda é um grande desafio, devido à falta de conhecimento sobre o uso de ferramentas claras de monitoramento. Mas a nossa expectativa é que esse número passe de 45 para 100 dentro da nossa rede."

Fonte: Folha de São Paulo




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.