27/01/2017 IAP e Prefeitura de Paranaguá retiram 1,5 mil pneus do mangue

IAP e Prefeitura de Paranaguá retiram 1,5 mil pneus do mangue

Paranaguá, 26 de Janeiro de 2017. IAP recolhe aproximadamente 600 pneus no mangue. Foto: Soldado Feliphe Aires.

Um trabalho conjunto entre fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), agentes da prefeitura de Paranaguá e Guarda Municipal retirou nesta sexta-feira (27) pelo menos 600 pneus velhos que estavam depositados irregularmente em uma área de mangue no município. Na semana passada já houve uma ação, que somada a esta chega a cerca de 1,5 mil pneus. Eles foram retirados nas localidades Porto dos Padres e Jardim Figueira e a fiscalização do IAP continua no local.

Além do dano ambiental, depósito de pneus a céu aberto se torna criadouro do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica. Agentes do município encontraram larva do mosquito no local. Os responsáveis pelo terreno foi notificado a comparecer ao escritório regional do IAP de Paranaguá para apresentar documentos e receber as sanções legais e administrativas, que pode ir de uma advertência ao auto de infração. Nesse caso a multa por crime ambiental pode variar de R$ 5 mil a R$ 50 mil, de acordo com o porte da empresa, a quantidade de pneus e possível reincidência.

AMBIENTE E SAÚDE - "Os pneus não devem ser armazenados assim, a céu aberto. Além disso, a empresa responsável pelo depósito deveria procurar os órgãos competentes para obter as autorizações necessárias, tanto para o armazenamento quanto para a destinação correta do material", afirma Paulo Nogueira, coordenador do IAP no Verão Paraná. “Além do meio ambiente, há danos também à saúde das pessoas. Uma família inteira já pegou dengue aqui”, relatou.

Além do crime por dano ao meio ambiente, o responsável também pode responder por armazenamento incorreto do material que apresenta risco à saúde da população, pois os pneus acumulam água das chuvas e poderia se tornar um criadouro para o mosquito Aedes aegypti. "Estamos com uma ação em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente para fazer a remoção de todos esses dejetos, e também buscamos a ajuda do IAP para multar a pessoa que, dessa maneira irresponsável, coloca em risco a vida de outras pessoas que vivem na região", explica o secretário de saúde de Paranaguá, Paulo Henrique de Oliveira.

ATERRO SANITÁRIO - Os 1,5 pneus recolhidos na semana passada e nesta sexta-feira serão levados ao aterro sanitário de Paranaguá, que ficará responsável pela destinação correta.

Segundo o secretário de saúde do município, estão sendo feitas ações de remoção de dejetos que possam acumular água parada, mas os agentes de saúde enfrentam problemas como o descaso da população, que volta a despejar resíduos em locais que já foram limpos pelos agentes de saúde.

DENÚNCIA - O IAP recebe denúncias, inclusive anônimas, por meio do Sistema Integrado de Ouvidorias (Sigo), que pode ser acessado pelo link "Fale Conosco" no site do órgão. As demandas podem ser registradas por meio do link www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1447 ou pelos telefones 0800 643 0304 / (41) 3213-3708.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http://www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná (IAP).




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.