27/08/2013

Mapeamento do destino dos resíduos sólidos no Paraná é destaque em Fórum Nacional

O trabalho de mapeamento da disposição final dos resíduos sólidos no Paraná foi destaque no 4° Fórum de Resíduos Sólidos Urbanos. O levantamento foi apresentado pela engenheira ambiental do IAP, Flavia Veronessi Deboni.
Fotos: divulgação

O trabalho de mapeamento da disposição final dos Resíduos Sólidos Urbanos nos 399 municípios do Paraná realizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foi destaque no 4° Fórum de Resíduos Sólidos Urbanos, realizado em São Paulo nesse mês de agosto. O levantamento foi apresentado aos congressistas pela engenheira ambiental do IAP que coordenou a pesquisa com os Escritórios Regionais, Flávia Veronessi Deboni.

O mapeamento, feito durante todo o ano de 2012, mostra a realidade dos aterros sanitários, aterros controlados e lixões em todos os municípios paranaenses e reforça importância de ações para erradicar áreas inadequadas para disposição de resíduos. Ele aponta que mais de 7 milhões de paranaenses (praticamente 70% da população do Estado) são atendidos por aterros devidamente licenciados.

“O Diagnóstico foi elogiado pelos demais estados e demais autoridades presentes no evento. Foi muito bom ver o reconhecimento do nosso trabalho”, disse Flávia.

 

Foi a primeira fez que o órgão fez um levantamento comparando as informações do licenciamento ambiental de aterros sanitários com os dados populacionais do Estado. 

Além disso, o relatório também se destacou pela publicação de mapas elaborados para facilitar a compreensão e interpretação dos resultados alcançados. “As regiões do Estado que alcançaram maior percentual de destinação em áreas de aterro sanitário são as áreas de consórcio ou destinação conjunta dos resíduos sólidos urbanos. Isso reforça a necessidade de consórcios, o que já consta na Política Nacional”, explicou Flávia.

Além de falar sobre o diagnóstico feito pelo IAP, a engenheira ambiental também falou sobre e os desafios do Paraná para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº12.305/2012) e para atender ao prazo para destinação adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos até agosto 2014.

O diagnóstico não contempla os demais tipos de resíduos e áreas. Ele pode ser acessado na íntegra no endereço eletrônico: www.iap.pr.gov.br/arquivos/File/Diagnostico_RSU_2012_VERSAO_FINALcomMAPAS.pdf

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná - IAP




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.