27/10/2017 Prêmio Fritz Müller será entregue no dia 31/10

Prêmio Fritz Müller será entregue no dia 31/10

Anuário Ambiental do Prêmio Fritz Müller 2017, publicação oficial da Fatma produzida pela Editora Expressão, será lançada no evento de premiação, com detalhamento dos projetos vencedores.

A cerimônia de entrega do 19º Prêmio Fritz Müller será realizada nesta terça-feira, 31, no Hotel Majestic, em Florianópolis, às 19h30.A premiação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), reconhece as organizações e projetos que desenvolvem iniciativas em prol do meio ambiente que vão além da legislação. Além da premiação, também será entregue ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza. A corporação recebe a homenagem pelos cuidados a toda forma de vida do Estado.

 

Ao todo, 13 organizações serão contempladas com o troféu Fritz Müller e com o Certificado Fatma de Gestão Ambiental. Outras sete instituições públicas e privadas receberão o certificado por terem projetos de relevante destaque na área ambiental. “Diante do grande sucesso de mais uma edição, pelo número de inscritos e pela qualidade dos trabalhos homenageados, fortalecemos o entusiasmo para que novos exemplos sejam identificados e possam inspirar outras iniciativas, dando continuidade a este ciclo virtuoso de sustentabilidade em Santa Catarina”, afirma o governador Raimundo Colombo.

 

Para o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates, a variedade dos projetos mostra que a preocupação com o meio ambiente está presente em todos os setores da sociedade. “Temos entre os vencedores instituições de ensino públicas e privadas, empresas e organizações civis de grande e pequeno porte, com iniciativas que passam pela educação ambiental, racionalização no uso de recursos naturais e recuperação de áreas degradadas. É uma satisfação perceber que a sustentabilidade está cada vez mais presente no cotidiano dos catarinenses”, declara.  

 

Pelos cuidados com a natureza e a vida

A dedicação de todos os servidores do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no combate aos incêndios em unidades de conservação e o empenho na preservação da fauna e da flora catarinense serão reconhecidos pela Fatma com a entrega no mesmo dia do Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza. A homenagem é destinada a pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem projetos, pesquisas ou realizam ações em benefício da conservação da natureza.

 

“O recebimento deste prêmio é o reconhecimento público do cumprimento de uma das nossas mais nobres missões: a preservação do meio ambiente. Assim o fazemos não só no combate aos incêndios florestais, mas quando instruímos as crianças nas praias, quando realizamos ações de limpeza de rios e outros ambientes naturais com a participação da comunidade, quando integramos ações de fiscalização e informação a respeito das cargas perigosas transportadas em nossas rodovias e quando resgatamos animais silvestres em situação de risco”, explicou Onir Mocellin, comandante-geral do CBMSC.

 

Conheça as organizações premiadas no 19º Prêmio Fritz Müller:

 

Agricultura Sustentável – ONG Cemear (troféu) e Univali Itajaí (certificado)

 

Conservação de Insumos de Produção (água) – Whirlpool S.A. Eletrodomésticos

 

Conservação de Insumos de Produção (energia) – Celesc Geração

 

Controle de Poluição Atmosférica – Portobello

 

Educação Ambiental – FCDLSC (troféu) e EEB Lauro Müller, Blumenau (certificado)

 

Gestão Ambiental – Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, São Miguel do Oeste

 

Gestão Socioambiental – Celesc Distribuição (troféu) e Klabin S.A. (certificado)

 

Instituto de Pesquisa – Instituto Espaço Silvestre (troféu) e Instituto Australis (certificado)

 

Produto Ecológico – Celulose Irani

 

Reciclagem – Indaial Papel Embalagens Ltda (troféu) e Netzsch do Brasil Indústria e Comércio Ltda (certificado)

 

Recuperação de Áreas Degradadas – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) – troféu - e Fundação Certi (certificado)

 

Resíduos Sólidos – Aurora Alimentos (troféu) e MPSC (certificado)

 

Tratamento de Efluentes – não houve ganhador

 

Turismo Ecológico e Sustentável – Costão do Santinho Resort

 

Saiba mais sobre alguns dos projetos premiados:

 

Aurora no Prêmio Fritz Muller

O Programa Coleta Segura, realizado pela Cooperativa Aurora, de Chapecó, recolhe resíduos de produtos veterinários utilizados por cerca de 7.740 produtores que aderiram o projeto. Até o final de 2016, já foram coletados 352,5 mil quilos de resíduos que tiveram a destinação ambiental correta. É por essa iniciativa que a empresa é uma das ganhadoras da19ª edição do Prêmio Fritz Müller, promovido pela Fatma. “O programa proporciona uma destinação ambientalmente adequada aos resíduos de saúde animal utilizados nas cadeias de produção de suínos, aves e bovinos de leite. Para nós é motivo de muita satisfação e orgulho em saber que esse projeto está sendo reconhecido e, mais do que isso, trazendo tantos resultados positivos aos nossos produtores rurais”, afirma Neivor Canton, vice-presidente da Aurora Alimentos.

 

Inovação da Portobello reduz consumo de gás natural

Ao instalar uma tubulação na saída das chaminés dos fornos, direcionando o calor para outros processos industriais, a Portobello conseguiu uma redução no consumo do gás natural que chegou a 15% em uma das suas unidades fabris.  A inovação foi uma das vencedoras do e a Portobello receberá a honraria na próxima terça-feira (31), em Florianópolis. “O projeto trouxe excelentes resultados ambientais e econômicos. Isto prova a tese tão amplamente difundida que o cuidado com os recursos naturais e a eficiência dos processos de fabricação andam sempre juntos”, afirmou Roberto Basso, Gerente Técnico e de Meio Ambiente da Portobello.

 

Treze mil árvores plantadas

A iniciativa de proteção e restauração das áreas de abrangência do Consórcio Iberê, composto por sete municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó-Irani, realizada pela CASAN é uma das vencedoras da 19ª edição do Prêmio Fritz Muller. Desde que iniciou o projeto em 2006, mais de 400 hectares de mata ciliar das bacias hidrográficas foram recuperadas e 13 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram plantadas. “A CASAN tem um enorme orgulho em participar deste projeto, que protege os mananciais e garante o abastecimento de água e a qualidade de vida das famílias. O Consórcio Iberê é uma demonstração efetiva da preocupação da Companhia com a conservação do ambiente, especialmente das matas ciliares, essenciais para a sustentabilidade das cidades", afirma Valter José Gallina, diretor-presidente da CASAN. A cerimônia de entrega do prêmio será na próxima terça-feira (31), em Florianópolis.

 

Educação ambiental para 30 mil estudantes

Há 17 anos o Costão do Santinho Resort mantém o Programa de Educação Ambiental, que já contou com a participação de mais de 30 mil estudantes e professores. O projeto é oferecido gratuitamente para as instituições de ensino e disponibiliza atividades como trilha ecológica e visitas à estação de tratamento de efluentes e ao museu arqueológico. Em reconhecimento ao trabalho contínuo para a conscientização ambiental dos jovens, o Costão do Santinho receberá no próximo dia 31 o Prêmio Fritz Muller na categoria Turismo Ecológico e Sustentável.  “As questões ambientais e a busca pela sustentabilidade na empresa sempre permearam ações e negócios do Costão do Santinho, principalmente focado na Responsabilidade Social e Ambiental. O empreendimento tem um enorme orgulho em participar e ser agraciado com o prêmio concedido pela Fatma”, afirma Fernando Marcondes de Mattos, presidente do conselho do Costão do Santinho.

Fonte: Fabiano - Fábrica de Comunicação.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/27-10-17-premio-fritz-muller-sera-entregue-na-proxima-terca-feira.php on line 181

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/27-10-17-premio-fritz-muller-sera-entregue-na-proxima-terca-feira.php on line 181

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/27-10-17-premio-fritz-muller-sera-entregue-na-proxima-terca-feira.php on line 181