27/11/2013

MMA considera positivos resultados obtidos no setor ambiental em 2013

Izabella no Conama: recuperação do espaço político. Foto: Martim Garcia/MMA

Investimentos, implantação do CAR e aperfeiçoamento do monitoramento da Amazônia Legal se destacam.

 

Os investimentos do governo federal, a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no País e o aperfeiçoamento da tecnologia de monitoramento da Amazônia Legal representam os avanços na política brasileira de conservação e preservação dos recursos naturais. A avaliação foi feita pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, nesta quarta-feira (27/11), na abertura da 112ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). “Foi um ano proveitoso do ponto de vista de conclusão de processos”, declarou.

 

Entre os pontos positivos, segundo Izabella, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) mobiliza R$ 1,76 bilhão para os Estados com liberação prevista para o período de 2013 a 2014. O montante decorre do orçamento destinado à pasta e de outras fontes de recursos, como as cooperações internacionais. De acordo com a ministra, somente a implantação do CAR soma o repasse de R$ 323 milhões. “Os Estados precisam acelerar o processo de cadastramento dos imóveis rurais e avançar nas discussões sobre recuperação ambiental”, afirmou.

 

Controle

O combate ao desmatamento na Região Amazônica aparece entre as prioridades. A ministra ressaltou que, no próximo ano, começará a funcionar um sistema capaz de capturar imagens de até três hectares, com o objetivo de auxiliar as plataformas de monitoramento por satélite e ações de fiscalização que já estão em curso no bioma. “A pressão sobre os gestores ambientais vai aumentar”, avisou. “Vamos trabalhar em parceria para acabar com o crime na Amazônia.””

 

O papel do Conama em questões da pauta ambiental, como as negociações globais a respeito das mudanças climáticas e da proteção da biodiversidade, também precisa ser incentivado. “Foi um ano positivo para o fortalecimento do Conselho”, destacou a ministra. “É o momento de retomada do espaço político do Conama nos temas nacionais e internacionais da agenda ambiental.”

Fonte: Lucas Tolentino/ Ministério do Meio Ambiente


Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.