28/05/2014

Indústria do Sul discute extração do gás de xisto e carvão no Brasil

Eventos em Porto Alegre e Florianópolis buscam alternativas para garantir o fornecimento de gás para o setor produtivo. Foto: divulgação.

Considerado uma opção para garantir o fornecimento de gás para o setor produtivo, a extração do insumo contido no xisto será o principal tema do Seminário Oportunidades na Exploração do Gás Não Convencional, que será realizado na próxima quinta-feira (29), em Porto Alegre (RS). O evento será promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em associação com as Federações das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Paraná (FIEP) e Rio Grande do Sul (FIERGS) e pretende disseminar informações técnicas e qualificar o debate sobre o tema.

Além das federações industriais do Sul, participarão Olavo Machado Júnior, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI e presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Francisco Gaetani, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Symone Araújo, diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME) e Shelley Carneiro, gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI.

Ao longo do dia, especialistas representantes de MME, Agência Nacional de Petróleo (ANP), Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia (Abrace), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Morgan Lewis's Business and Finance Pratice, Imetame Energia, Instituto Brasileiro de Petróleo Gás e Biocombustíveis e Baker & Huges farão apresentações e participarão de debates sobre o assunto.

Na sexta-feira (30), o projeto de construção de uma unidade de extração de gás a partir do carvão no sul do Estado será debatido na FIESC. O tema está no centro da pauta da reunião conjunta da Câmara de Assuntos de Energia e do Comitê para o Carvão Mineral da Federação. Também será abordada a aituação dos projetos a carvão mineral no leilão A-5.

Na última terça-feira (27), ocorreu a primeira reunião formal do grupo de trabalho destinado a avaliar as alternativas de suprimento de gás natural para os Estados da região Sul. O encontro teve a participação de representantes da FIESC e das federações do Paraná e do Rio Grande do Sul, da EPE, da ANP, da Abegas e de companhias de gás.

Segundo diretor de Relações Industriais da FIESC, Henry Quaresma, que participou da reunião, o grupo estabeleceu o prazo de dezembro de 2014 para analisar fontes alternativas, demandas, sistema de transporte e produtores de gás. O trabalho também terá a finalidade de alimentar o Plano de Expansão da Malha de Transportes (PMAT). Ainda de acordo com Quaresma, um estudo contratado pelas federações das indústrias e companhias de gás, para avaliar as demandas da região, será utilizado como uma das bases para o grupo de trabalho.

Serviço

Seminário Oportunidades na Exploração do Gás Não Convencional

Quinta-feira, 29 de maio, das 9h às 17:30h
Plenário Mercosul da FIERGS - Av Assis Brasil, 8787, Porto Alegre (RS)
Inscrições gratuitas pelo e-mail coinfra@fiergs.org.br até 27 de maio

Reunião conjunta da Câmara de Assuntos de Energia e do Comitê para o Carvão Mineral da FIESC

Sexta-feira, 30 de maio, das 11 às 12:30h
FIESC - Rod. Admar Gonzaga, 2765, Itacorubi, Florianópolis - SC
Informações pelo telefone (48) 3231-4330 ou e-mail camara.energia@fiescnet.com.br.

Fonte: Fábio Almeida/ Assessoria de Imprensa da FIESC.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.