A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná lançou, nesta semana, o projeto Arte com Sustentabilidade, que conta com apoio da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Composto por oficinas de artesanato, o projeto passará por 24 municípios de todas as regiões do Estado. As primeiras ações aconteceram nas cidades de Campo Largo, na segunda-feira, e Rio Negro, na terça. A programação continua nesta quinta-feira, em Guarapuava, e na sexta, em Ponta Grossa.
Durante as oficinas, conduzidas pela artista plástica paranaense Iára Capraro, os artesãos locais vão confeccionar produtos a partir de materiais recicláveis recolhidos na coleta seletiva, como garrafas, retalhos e botões. “O projeto traduz o papel social e ambiental do trabalho artesanal, que gera renda, serve como terapia e ainda reaproveita resíduos que seriam jogados no meio ambiente”, comenta o secretário da pasta, Luiz Eduardo Cheida.
O Arte com Sustentabilidade faz parte do programa Paraná sem Lixões, que estabelece diretrizes para a gestão e o manejo dos resíduos sólidos no Paraná, em conformidade com a Lei Nacional de Resíduos Sólidos nº 12.305/10.
Além da Fiep, são parceiros do projeto: Sanepar, Provopar, Itaipu Binacional, Tetra Pak, Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná (Sindibebidas) e prefeituras dos municípios que receberão as oficinas.
Fonte: Agência de Notícias do Paraná
Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC
expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000