28/09/2015 Chegou a hora de vestir a camisa pelo Desmatamento Zero

Chegou a hora de vestir a camisa pelo Desmatamento Zero

Ação realizada em parceria com o estilista Ronaldo Fraga propõe que o Brasil se mobilize em defesa do projeto de lei do Desmatamento Zero. A proposta será entregue em breve no Congresso.

 

O estilista Ronaldo Fraga uniu-se ao Greenpeace para promover a campanha pelo Desmatamento Zero. Desde 2012 a ONG vem coletando assinaturas para levar ao Congresso uma lei que proíba a destruição florestal. O projeto deve ser apresentando aos parlamentares em outubro.

 

Para engajar a população e reforçar a necessidade do Desmatamento Zero, o Greenpeace acaba de lançar a ação “Vista a Camisa”. Em apoio ao projeto, o estilista Ronaldo Fraga desenvolveu uma camiseta e um kit de mobilização exclusivamente para o Greenpeace. A ideia é que as pessoas literalmente vistam a camisa da campanha em apoio ao projeto de lei e ajudem a espalhar a mensagem, seja nas ruas ou nas redes sociais.

 

“Certa vez ouvi de um barranqueiro que o povo do rio é o rio, sem o rio o povo de lá não existe. O mesmo se aplica ao povo da floresta. Toda a ancestralidade que vem dos seres e saberes vão embora junto com o desmatamento”, conta Ronaldo Fraga. “Não são poucas as questões que me levaram a abraçar essa causa, lutar contra o desmatamento deveria ser um compromisso civil de todo brasileiro”, completa.

 

A campanha

 

Gostaríamos que não fosse verdade, mas o Brasil continua a perder suas florestas diariamente. Só no último ano o equivalente a 700 mil campos de futebol de florestas desapareceram na Amazônia. Na Mata Atlântica, foi tanto desmatamento que hoje restam apenas 8,5% de remanescentes do bioma.

 

A destruição leva consigo um pedaço da nossa história, uma história que começou milhares de anos antes de pisarmos aqui. Florestas ancestrais são varridas do mapa com uma facilidade assustadora e sem nenhum constrangimento, levando consigo tudo o que a natureza levou milênios para construir.

 

Para alguns, isso é desenvolvimento. Mas a verdade é que o desmatamento não traz nenhum benefício para o Brasil. Pelo contrário, diversos estudos vem provando que, além de promover a perda de sociobiodiversidade, a destruição das florestas tem efeitos extremamente negativos no clima, alterando dinâmicas essenciais, como a formação de chuvas. Recentemente, algumas das maiores ONGs do Brasil publicaram em conjunto um manifesto em favor do Desmatamento Zero, considerado pelo grupo como “necessário e factível”.

 

Desde 2012 o Greenpeace vem coletando assinaturas para levar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei que estabelece o fim do desmatamento no Brasil, já que ele ainda é permitido por lei. Já contamos com o apoio de mais de 1,4 milhão de brasileiros e, em outubro, finalmente entregaremos a proposta ao Congresso Nacional.

 

Por isso chegou a hora de vestir a camisa pelo Desmatamento Zero e exigir que o Brasil mostre que está pronto para enfrentar os desafios dos novos tempos. O desmatamento tem que acabar!

 

O Kit

 

Em diversas mitologias a árvore simboliza a vida. Para muitos cientistas, nosso planeta só se tornou habitável depois que elas surgiram. Respiramos o ar que as árvores criam, bebemos a água que elas estocam, protegem e purificam e consumimos os frutos e remédios que elas nos fornecem.

 

Por isso, o símbolo da campanha pelo fim do desmatamento no Brasil não poderia ser outro, senão uma árvore.

 

Para criar o desenho que estampa a camiseta e os outros itens do kit, Ronaldo Fraga encontrou inspiração na poesia “Todo Mundo e Ninguém”, de Carlos Drummond de Andrade.

 

 

“Vale a pena dar ciência/ e anotar isto bem,/ por ser fato verdadeiro/ que Ninguém quer consciência e Todo Mundo, dinheiro”, versa a poesia”.

 

Nesses tempos estranhos, onde Todo Mundo quer dinheiro e Ninguém tem consciência, esta ação busca lembrar ao mundo que é preciso preservar o que temos de verdadeiramente mais valioso: nossas florestas.

Fonte: Greenpeace.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.