28/11/2016 Evento em Florianópolis debate economia verde e conservação das araucárias

Evento em Florianópolis debate economia verde e conservação das araucárias 

Foto: divulgação.

Primeira edição da Rodada de Inovação Araucária+ buscou fortalecer Ecossistema de Inovação para valorização e conservação da Floresta com Araucária.

 

Nos dias 17 e 18 de novembro, aconteceu a Rodada de Inovação Araucária+, em Florianópolis. Cerca de 60 pessoas participaram do evento. Na ocasião, empresas da cadeia produtiva de erva-mate, pinhão e interessadas em integrar o Araucária+ assistiram palestras, mesas-redondas e uma feira com produtos e serviços de empresas e startups parceiras do Araucária+.

 

A Rodada de Inovação Araucária+ é um evento inédito realizado pela Fundação CERTI (Centro de Referências em Tecnologias Inovadoras) e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com patrocínio da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos. O objetivo é reunir vários agentes do Araucária+ (produtores de erva-mate e pinhão, empresas, financiadoras e entidades) num só local para fortalecer a iniciativa. “O Araucária+ existe há três anos, porém, percebemos a importância dos agentes estarem reunidos fisicamente para ampliar os negócios e fortalecer a rede”, explica o diretor de Economia Verde da CERTI, Marcos Da-Ré.

 

Guilherme Karam, coordenador de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário, complementa. “Estreitar a relação destes agentes estimula diretamente o desenvolvimento de novas ideias, que podem se tornar impulsionadoras do Araucária+, tornando a iniciativa ainda mais benéfica para todos os envolvidos, inclusive a floresta”.

 

O Araucária+ tem como objetivo conservar a Floresta com Araucárias, agregando valor aos produtos extraídos desse ecossistema – como o pinhão, semente da araucária, e a erva-mate, planta nativa. Atualmente, apenas 3% da Floresta com Araucária ainda existe no país.

 

A iniciativa reúne produtores localizados no Planalto Serrano catarinense, indústria, varejo e sociedade, criando uma rede sustentável de produção, venda e consumo. Por meio do Araucária+, produtores locais são conectados a um mercado diferenciado, formado por empresas de nível nacional que adotam estratégias de inovação e sustentabilidade em seus produtos. Hoje, são mais de 20 empresas envolvidas, 83 produtores articulados e mais de 4 milhões de metros quadrados de floresta conservada.

Fonte: Priscila Almeida - Fundação CERTI.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.