29/01/2015 Governo do Paraná apreende pássaros silvestres em cativeiro irregular

Governo do Paraná apreende pássaros silvestres em cativeiro irregular

Foto: IAP / ERJAC.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Polícia Ambiental apreenderam 76 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro de maneira irregular em Barra do Jacaré, no Norte Pioneiro.

As aves são de espécies como pássaro-preto, trinca-ferro, sabiá, azulão, chupim do brejo, periquito tuim, entre outros. A operação foi realizada no dia 28/1 (quarta-feira). As equipes chegaram aos dois imóveis através de denúncia registrada junto ao IAP.

Em uma das casas fiscalizadas o proprietário possui o registro do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis Naturais (Ibama) como criador amadorístico de passeiformes e a relação de aves a qual ele possui autorização para criar em cativeiro. Porém 15 aves não constavam na lista de espécies autorizadas e também não estavam com as anilhas, obrigatórias para a criação de animais silvestres.

O responsável pela criação dos pássaros responderá a um processo criminal junto à Polícia Ambiental e outro administrativo junto ao IAP, o qual foi lavrado um auto de infração no valor de R$ 7,5 mil.

Já o outro imóvel fiscalizado possuía 61 pássaros silvestres mantidos em dois viveiros e em gaiolas sem qualquer documentação dos órgãos ambientais responsáveis. O proprietário também responderá a um processo criminal junto à Polícia Ambiental e outro administrativo junto ao IAP, o qual foi lavrado um auto de infração no valor de R$ 30,5 mil.

Todos os pássaros apreendidos foram levados para o batalhão da Polícia Ambiental, onde passarão por uma avaliação para, se possível, serem soltos novamente na natureza.

Ainda cabe apresentação de defesa e recursos aos envolvidos e em todos os processos.

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná - IAP.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.