29/04/2016 CAR impulsionará negócios sustentáveis

CAR impulsionará negócios sustentáveis

Izabella e Portugal: debate. Foto: Cibele Barreto.

Izabella Teixeira ressalta importância do Cadastro Ambiental Rural para restaurar a economia florestal com inclusão social e desenvolvimento.

 

O Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Código Florestal e o agronegócio sustentável foram temas de debate promovido, nessa quinta-feira (28/04), na sede da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo.

 

Presente no evento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ressaltou a importância do CAR como ferramenta para a regularização ambiental, fundiária e fiscal. “O CAR é um instrumento que vai nos permitir restaurar a economia florestal e abrir novos caminhos, ter títulos ambientais. O Brasil é o único país do mundo que tem isso. Muita gente quer vir aqui para entendê-lo.”


De acordo com a ministra, a expectativa é que o cadastro chegue a 85% da terra passível de cadastro do país, que totaliza 394 milhões de hectares, até 5 de maio, quando vence o prazo para registrar os imóveis rurais no CAR com incentivos previstos em legislação. “O Brasil tem condições de fazer uma entrega real de soluções em mudanças climáticas com soluções de inclusão social e desenvolvimento. E o carro chefe é a agricultura e a economia florestal. Está nas nossas mãos.”

No discurso de abertura do encontro, o presidente da Febraban, Murilo Portugal, lembrou o recém-fechado Acordo de Paris e deu exemplos de iniciativas que o setor financeiro vem liderando para auxiliar no cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil. “Estamos patrocinando análises sobre a viabilidade de projetos de restauração florestal ou recuperação ambiental para atender a demanda de clientes rurais identificadas pelo Cadastro Ambiental Rural. Além disso, trabalhamos na definição de modelos de negócio para ampliar o financiamento a projetos de eficiência energética e de construções sustentáveis”, afirmou.

A Febraban é parceira em um acordo de cooperação para apoiar a implantação do Cadastro Ambiental Rural no país, juntamente com a Embrapa, Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (Fbds), União da Indústria de Cana de Açucar (ÚNICA) , Sociedade Rural Brasileira (SRB), Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), Agroícone, Instituto Aço Brasil e Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados (Fenaseg) , entidades que também estiveram presentes no evento.
*Com informações da Diretoria de Comunicação da Febraban.

 

 

Editora: Alethea Muniz
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): 61.2028-1221

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) - Edição: Alethea Muniz.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.