29/06/2016 Gestão Ambiental Aurora Alimentos: um Compromisso de Todos

Gestão Ambiental Aurora Alimentos: um Compromisso de Todos

Vídeo: Gestão Ambiental Aurora Alimentos

Vídeo produzido em parceria com a Editora Expressão destaca as ações da gestão ambiental da Aurora e será exibido durante o Fórum de Gestão Sustentável 2016, no dia 26/8, na FIESC, quando a cooperativa receberá seu 13º Troféu Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia.

Fundada em 1969, a Cooperativa Central Aurora Alimentos sempre teve suas raízes ligadas ao cooperativismo sustentável. É formada por mais 26 mil funcionários próprios e 13 cooperativas filiadas, com cerca de 70 mil famílias associadas. Comercializa um mix de mais de 850 itens de produtos, que geraram receita operacional bruta de 7,7 bilhões de reais em 2015, maior faturamento de sua trajetória.

 

Preocupada em produzir em harmonia com o meio ambiente, a Aurora não poupa esforços para implantar programas ambientais em suas unidades e nas propriedades dos associados às cooperativas filiadas. Investe pesado e constantemente na melhoria do seu sistema de gestão ambiental. O reconhecimento desse trabalho levou a cooperativa à conquista de 13 Troféus Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia, maior premiação ambiental do Sul do Brasil.

 

Para promover ações culturais e socioambientais junto às comunidades, a Aurora criou e mantém a Fundação Aury Luiz Bodanese, que leva o nome de seu fundador e promove centenas de atividades, atendendo a milhares de pessoas. “A Fundação, por meio de seus programas e projetos, contribui com a valorização do ser humano e o exercício da cidadania”, destaca a presidente da entidade, Isabel Cristina Machado.

 

Ações Ambientais da Aurora

 

Água e Efluentes
Toda a água utilizada na empresa é monitora por laboratórios específicos, tratada em Estações de Tratamento de Águas e de Efluentes e devolvida dentro dos padrões exigidos pela legislação ambiental. Através da coleta e aproveitamento da água da chuva, entre outras ações, a Aurora atinge um percentual de 8% de reuso de água em suas operações.

 

Energias Limpas
Desde 2009, o Frigorífico Aurora Chapecó I consome energia produzida na sua Central Geradora Hidrelétrica, suprindo 12% da sua demanda de eletricidade. Uma outra boa prática é o uso de biodigestores de dejetos de suínos das granjas para gerar o biogás utilizado no frigorífico, em substituição ao gás liquefeito de petróleo. Além do ganho energético, o processo evita a emissão do gás metano.

 

Programa Reciclagem Vida
Implantado em 1994, é voltado à conscientização dos funcionários e comunidades com o objetivo de incentivar as práticas de separação de resíduos. São realizadas gincanas, campanhas, oficinas e auditorias internas para melhorar o desempenho ambiental do programa, que há mais de 20 anos destina resíduos corretamente para a reciclagem.

 

A Turminha da Reciclagem
Objetiva conscientizar crianças, adolescentes e público em geral sobre os cuidados com o meio ambiente, de um jeito divertido, mostrando que com pequenos gestos é possível ajudar o planeta. É realizado em todo o Brasil e, desde 2008, já atendeu mais de 200 mil crianças.

 

Programa Coleta Segura
Produtores rurais associadas à cooperativa recebem um recipiente para depositar os resíduos de serviço animal e a empresa Atitude Ambiental, parceira do projeto, realiza o recolhimento e a destinação ambiental correta. O programa contabiliza 186 toneladas de resíduos já recolhidos.

 

Empregados e Comunidade
São realizadas gincanas educativas, campanhas de arrecadação de materiais recicláveis, preservação da água, limpeza de rios, entrega de mudas e plantação de árvores, entre outras ações realizadas anualmente, geralmente em datas comemorativas como o Dia da Água e a Semana do Meio Ambiente.

Fonte: Editora Expressão.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/29-06-16-gestao_ambiental_aurora_alimentos.php on line 153

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/29-06-16-gestao_ambiental_aurora_alimentos.php on line 153

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/29-06-16-gestao_ambiental_aurora_alimentos.php on line 153