29/08/2013

Embrapa ensina crianças a cultivarem morango sem agrotóxico

Iniciada semana passada, ação estende-se até o final do ano, envolvendo estudantes de Bento Gonçalves (RS).
Foto
: divulgação

A Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS), está ensinando crianças do município a cultivarem morango no sistema orgânico, em modalidade sem o uso de agrotóxicos. A ação é direcionada a estudantes do ensino fundamental: uma turma de quinto ano – da Escola Estadual Luiz Fornasier – e uma de quarto – do Colégio Sagrado Coração de Jesus, da rede particular –, contemplando mais de 50 alunos. Iniciado semana passada, com a instalação das ‘estruturas de plantio’ na manhã de terça-feira, 20/8, na Luiz Fornasier, e na tarde de quarta, 21/8, no Colégio Sagrado, o processo se estende até o final do ano.

 

Por meio do projeto, a unidade de pesquisa dá às escolas todo o aparato necessário para o cultivo do morango, que será feito pelas crianças. Fornecem-se as mudas de morangueiro, o ‘substrato’ (confira significado mais abaixo) sobre o qual elas serão plantadas, os vasos que conterão substrato e muda e a estrutura específica para plantio, coberta plasticamente (como uma pequena ‘estufa’), além de cartilha explicando o passo a passo do cultivo orgânico de morango.

 

Nela, são detalhados, entre outros aspectos, as principais doenças e pragas que atacam o fruto, bem como os meios para controlá-las, os cuidados necessários para a produção e sua frequência (como, por exemplo, monitorar o aparecimento de pragas e doenças diariamente ou pelo menos duas vezes por semana) e o ponto de colheita. Afora isso, no dia da implantação do experimento, técnicos da Embrapa explicaram os conteúdos para os estudantes – já que os professores receberam informações técnicas e orientações para condução do experimento no começo do mês. Até o final do ano, quando os alunos poderão colher (e saborear, afinal!) os frutos, esses profissionais têm a incumbência de visitar as escolas uma vez por semana, para orientar as crianças – que devem anotar o que observam – e acompanhar a evolução do cultivo. Além de repassar aos estudantes fundamentos sobre uma modalidade agropecuária sustentável, a Embrapa Uva e Vinho está, com o projeto, transferindo à sociedade tecnologias com as quais trabalha.

 

“A ação, de uma parte, tem como objetivo aproximar as crianças do conceito de produção orgânica sem agrotóxicos; de outra, fazer com que se deem conta do trabalho do agricultor, valorizando-o: afinal, serão mais de dois meses de cultivo até que possam colher seus próprios moranguinhos”, comenta ela. Anelise acrescenta que as escolas ficarão com as estruturas, podendo dar continuidade ao cultivo por conta própria em próximos anos.

 

A atividade, denominada Ação educativa do projeto Embrapa 40+20: morangos orgânicos, acontece em comemoração às quatro décadas de fundação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, completadas este ano. Ações nos mesmos termos acontecem em todo o país, tendo por objetivo executar um projeto de pesquisa nas escolas, utilizando informações e tecnologias geradas por unidades da Embrapa. As escolas de todo o país participantes concorrem entre si. A selecionada da Região Sul receberá como prêmio passagens para que um(a) aluno(a) e um(a) professor(a) da turma viajem para Brasília (DF), em abril de 2014, para participar do evento Ciência para a Vida. Além disso, o estabelecimento de ensino receberá um kit de publicações para sua biblioteca.

 

A ação educativa da Embrapa Uva e Vinho está sendo viabilizada por conta de parcerias. Da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas (RS), vieram as mudas; a casca de arroz carbonizada usada no substrato foi doada pelo agricultor Neimar Luis Puhl, de Lajeado (também no Rio Grande do Sul). Substrato – o que é - Substrato, no caso, é o suporte para as raízes, o qual deve reter água e nutrientes. É composto, na ação educativa de cultivo de morango orgânico, por casca de arroz carbonizada (60%), terra (20%) e engaço de uva moído (20%). É usado em vez de ‘terra pura’ por, em termos gerais, permitir um maior controle da nutrição e oferecer maior sanidade às plantas.

Fonte: Giovani Capra / Embrapa Uva e Vinho




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.