29/08/2013

Renault anuncia a venda dos primeiros modelos elétricos no país

ZOE: veículo elétrico "zero emissão" da Renault Brasil . Foto: divulgação

Os primeiros veículos da gama Renault Z.E. – Zero Emissão, foram adquiridos pela CPFL Energia. A venda dos modelos ZOE, Fluence Z.E. e Kangoo Z.E. marca mais um importante momento da Renault no Brasil.

 

A aquisição faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica, o qual é coordenado pela CPFL Energia em conta com parceria da Renault. O objetivo do projeto é abordar soluções de mobilidade no futuro das cidades, através da criação de um laboratório real com elevado apoio de entidades privadas e públicas. O programa prevê ainda a compra de mais veículos elétricos e cem pontos de carregamento.

 

“Para a Renault o futuro é agora! São empresas que, assim como a Renault, acreditam que esta tecnologia estará presente no futuro do mercado automobilístico mundial”, afirma Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

 

“Este é um desafio que a CPFL quer abraçar, para poder avaliar soluções inovadoras de mobilidade elétrica para o Brasil e estudar os seus impactos junto do setor elétrico. É através do conhecimento sobre o impacto destas mudanças na vida das pessoas e das cidades que poderemos manter o nosso padrão de qualidade e eficiência”, afirma Wilson Ferreira Jr., presidente da CPFL Energia.

 

ZOE
O Renault Zoe é um hatch compacto para quatro pessoas e autonomia superior aos 210 quilômetros. Seu motor elétrico atinge 88 cv e 22,4 kgfm de torque. O modelo vai  de 0-100 km/h em apenas 13 segundos.

 

FLUENCE Z.E.
O modelo prova que um veículo elétrico não precisa ser pequeno e com autonomia limitada. Seu motor possui 95 cv (70 kW) e 23,06 kgfm, o Fluence Z.E. proporciona um mundo com estilo, mais limpo e silencioso.

 

KANGOO Z.E.
A praticidade de um comercial leve que proporciona trabalhar sem agredir o meio ambiente. Equipado com motor 59 cv (70 kW) e 23,06 kgfm, o Kangoo Z.E. é o primeiro furgão 100% elétrico do mercado. Além dos modelos acima, a gama Renault Z.E. ainda é composta pelo Twizy, um veículo elétrico ágil e compacto com dois lugares, de 20 cv (15 kW) e 7,14 kgfm.

 

A busca pela eficiência energética está no DNA da Renault, e faz parte da historia da companhia, da sua tradição, desenvolver motores eficientes. Um dos laboratórios de desenvolvimento é a Fórmula 1, onde a Renault tem 11 títulos mundiais como fornecedor de motores. Ao mesmo tempo em que empreendemos esforços para tornar nossos motores mais eficientes e econômicos, estamos na vanguarda também em veículos “zero emissão”.

 

A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos elétricos no mundo, tendo investido nos últimos anos 4 bilhões de Euros para o desenvolvimento dessa tecnologia. Hoje, a Aliança já acumula vendas de 100 mil unidades dos carros elétricos em todo o mundo.

 

SOBRE A RENAULT DO BRASIL
A Renault é uma multinacional com mais de um século de história, presente em 118 países dos cinco continentes e com mais de 122 mil colaboradores em todo o mundo. Produz desde automóveis pequenos e médios até vans (furgões).

 

No Brasil, a Renault conta atualmente com mais de 6.500 colaboradores diretos e gera cerca de 25.000 empregos indiretos, só no Paraná. É a quinta maior montadora do País, possui uma rede comercial com mais de 250 pontos de venda e, em 2012, comercializou mais de 241.000 veículos registrando 6,7% de participação de mercado.

 

A Renault está localizada em São José dos Pinhais (PR), onde fica o Complexo Ayrton Senna, que reúne as três fábricas da marca no Brasil - a de automóveis (onde são produzidos Duster, Sandero e Logan), a de comerciais leves (furgão Master e os modelos da Nissan, Livina e Frontier) e a de motores. No Brasil, além de comercializar os modelos produzidos aqui, também são comercializados os veículos Clio, Fluence e Kangoo Express, produzidos na Argentina.

 

A Renault dispõe do Renault Design América Latina (RDAL), localizado em São Paulo. Este é o primeiro estúdio de design da marca no continente americano, o que colocou o Brasil no seleto grupo de países escolhidos pela Renault para abrigarem seus centros de criação nesta área. O Brasil também abriga uma das unidades do Renault Tecnologia Américas (RTA), que conta com cerca 600 engenheiros, entre os 1.000 distribuídos em outros centros na América Latina. Instalado em 2007, este centro tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano.

  

SOBRE A CPFL ENERGIA
A CPFL Energia é o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, com atuação nos segmentos de distribuição, geração, comercialização de energia e serviços.

 

Com 13% de participação no mercado de distribuição de energia, mantém a liderança no segmento, atendendo mais de 7 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Referência em eficiência operacional, a empresa tem intensificado seus investimentos em tecnologia voltada a redes inteligentes (smart grid), além de programas de redução de perdas, de eficiência energética, e projetos de pesquisa e desenvolvimento em frentes como green building e  mobilidade elétrica.

 

Em comercialização, possui 10% de participação no mercado livre de energia elétrica. No segmento de geração, consolidou sua presença no território nacional como o segundo maior agente privado do País, e adotou uma estratégia de crescimento baseada em uma matriz energética limpa e renovável. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, voltada à geração de energia a partir de fontes renováveis alternativas, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e, mais recentemente, a usina solar Tanquinho, primeira do gênero no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil.

 

Desde seu IPO (Initial Public Offering), em 2004, a CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, segmentos de maior nível de governança corporativa. Pelo oitavo ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa e, em 2012, ano em que comemorou seu centenário, o Grupo ingressou no Índice Dow Jones Emerging Markets.

Fonte: Imprensa Renault




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.