29/08/2016 Porto de Imbituba é premiado com o Troféu Onda Verde

Porto de Imbituba é premiado com o Troféu Onda Verde

Ricardo Castelli, do ICMBio (centro), entregou o troféu Onda Verde a Robson Busnardo, gerente de saúde, segurança e meio ambiente, e Rogério Pupo Gonçalves, presidente do Porto de Imbituba, pelo trabalho de monitoramento em parceria com o Instituto Baleia Franca. Foto: Marcos Campos.

Na última sexta-feira (26), o presidente do Porto de Imbituba, Rogério Pupo, e o Gerente de Meio Ambiente, Robson Busnardo, receberam o Troféu Onda Verde. O Porto foi contemplado com o troféu, por conta da conquista do Prêmio Expressão de Ecologia, que é certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil.

 

O prêmio conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e dos três órgãos ambientais do Estados do Sul, SEMAI/IAP (PR), FATMA (SC) e FEPAM (RS). A categoria Conservação da Vida Silvestre teve como vencedor o Projeto de Monitoramento da Baleia Franca.

 

O programa tem desenvolvimento de julho a novembro, e tem como objetivo a preservação do habitat natural da Baleia Franca. O animal utiliza a costa catarinense para acasalar, procriar e amamentar seus filhotes. O monitoramento é realizado por pontos fixos, e monitoramento aéreo. São três pontos fixos e três sobrevôos que abrangem toda a área da APA da Baleia Franca, do sul de Florianópolis até o Balneário Rincão.

 

Além de analisar e minimizar o risco de colisão das baleias e ruídos com embarcações, as observações buscam ampliar o conhecimento sobre as baleias nessa região para a preservação da espécie. O Ministério do Meio Ambiente tem registrado um aumento na população de baleias de cerca de 12% por ano. Isso graças ao programas de pesquisa, preservação e monitoramento. Em 2016, o projeto já realizou o primeiro sobrevôo e registrou 45 baleias avistadas.

Fonte: RWC - Rede Web de Comunicação.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.