29/09/2017 Recicla CDL na Escola conquista Prêmio Fritz Müller

Recicla CDL na Escola conquista Prêmio Fritz Müller

 

Concurso já alcançou mais de 700 mil alunos

 

O Recicla CDL na Escola, programa de educação ambiental realizado pela FCDL/SC que já alcançou mais de 700 mil de alunos em sete anos de atividade, será laureado. A iniciativa será reconhecida com um troféu na 19ª edição do Prêmio Fritz Müller. A homenagem será concedida pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente) em evento no dia 31 de outubro, no Hotel Majestic, em Florianópolis.

 

A premiação é destinada a projetos e iniciativas de empresas e instituições públicas que vão além da legislação ambiental e resultam em benefícios para a conservação do meio ambiente em Santa Catarina.

 

Em 2017, 13 instituições públicas e privadas serão premiadas com um troféu. Outras sete empresas receberão um Certificado Fatma de Gestão Ambiental, por terem projetos de destaque na área ambiental, e uma personalidade irá ganhar o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza.

 

A FCDL/SC é uma das 70 organizações que se inscreveu para participar do prêmio por entender o importante papel do Recicla CDL na Escola para o meio ambiente. Desde 2011, o concurso de redação e desenho leva a estudantes da rede escolar pública municipal de Santa Catarina a missão de pensar sobre a sustentabilidade e sobre como a ação humana pode contribuir com a preservação ambiental.

 

Em 2015, o concurso foi repaginado e ganhou o apoio da Liga Sustentável, turma de super-heróis que tem a missão de salvar o planeta dos planos maquiavélicos do Dr. Imundo e que também de auxilia os estudantes na absorção dos conteúdos didáticos.

 

Com o apoio da Liga, CDLs, secretarias municipais da educação e escolas municipais, em 2017, crianças e adolescentes do ensino fundamental terão a missão de salvar o planeta do aquecimento global. Os alunos do 1º ao 5º anos farão desenhos em torno do tema “Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global?” e, os do 6º ao 9º anos, escreverão redações sobre o assunto que visa alertar para os problemas provocados pelo aumento da temperatura da Terra.

 

A sétima edição do concurso envolve 152.102 mil alunos de 860 escolas municipais de 141 cidades catarinenses. Os números de estudantes e unidades de ensino inscritos são os maiores já registrados no Recicla CDL na Escola desde sua criação, em 2011. Nesses sete anos de existência, o concurso alcançou 718 mil estudantes catarinenses.

 

O Recicla CDL na Escola é dividido em duas etapas: na fase municipal são eleitos os representante de cada municípios. Os estudantes vencedores são premiados com kit de mochila e material e escola e seus trabalhos são enviados para a FCDL/SC, em Florianópolis, para concorrer com os demais municípios aderentes na fase estadual. Se vencerem, tanto os alunos quanto seus professores orientadores ganham um tablet cada.

 

Na Fatma, o case do Recicla CDL na Escola e dos demais inscritos foram analisados por técnicos especializados em cada uma das categorias, para só então serem julgados por uma comissão.

 

“Estamos honrados com esse prêmio. A educação é o primeiro passo rumo às mudanças que o Brasil tanto precisa. Na área ambiental não é diferente e estamos fazendo nossa parte para esta e as próximas gerações. Escolhemos trabalhar com as crianças por elas serem o futuro e por multiplicarem os conceitos ambientais junto a seus familiares e comunidades onde estão inseridas”, afirma o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer.

 

Premiação
O nome do prêmio é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Blumenau por 45 anos. Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza. Já a entrega do Certificado é uma novidade deste ano e serve para valorizar projetos de destaque que estão na mesma categoria das vencedoras. O Prêmio leva o nome do ambientalista e padre alemão, Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu por 45 anos em Blumenau e foi reconhecido mundialmente por seus estudos.

 

Conheça os vencedores deste ano:

 

  • Agricultura Sustentável – ONG Cemear (troféu) e Univali Itajaí (certificado)
  • Conservação de Insumos de Produção (água) – Whirlpool
  • Conservação de Insumos de Produção (energia) – Celesc
  • Controle de Poluição Atmosférica – Portobello
  • Educação Ambiental – FCDLSC (troféu) e EEB Lauro Müller (certificado)
  • Gestão Ambiental – Hospital Regional Terezinha Gaio
  • Gestão Socioambiental – Celesc Distribuição (troféu) e Klabin S.A. (certificado)
  • Instituto de Pesquisa – Instituto Espaço Silvestre (troféu) e Instituto Australis (certificado)
  • Produto Ecológico – Celulose Irani
  • Reciclagem – Indaial Papel Embalagens (troféu) e Netzsch do Brasil (certificado)
  • Recuperação de Áreas Degradadas – Casan (troféu) e Fundação Certi (certificado)
  • Resíduos Sólidos – Aurora Alimentos (troféu) e MPSC (certificado)
  • Tratamento de Efluentes – não houve ganhador
  • Turismo Ecológico e Sustentável – Costão do Santinho Resort

Fonte: FCDL.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/29-9-17-recicla-cdl-na-escola-conquista-premio-fritz-muller.php on line 191

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/29-9-17-recicla-cdl-na-escola-conquista-premio-fritz-muller.php on line 191

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/29-9-17-recicla-cdl-na-escola-conquista-premio-fritz-muller.php on line 191