30/04/2018 Fundo da ONU e Itaipu firmam parceria para melhorar saúde em 54 municípios paranaenses

Fundo da ONU e Itaipu firmam parceria para melhorar saúde em 54 municípios paranaenses

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Foto: Brasil.gov.br.

Cooperação também beneficiará cidades da província argentina de Misiones, na região de fronteira com o Brasil. Projeto terá atividades voltadas para a educação sexual dos jovens. Uma das ideias em pauta é criar um selo de qualidade para municípios e estabelecimentos de saúde que adotem uma série de parâmetros no atendimento a adolescentes.

 

A Itaipu Binacional e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) firmaram na sexta-feira (27) uma parceria para promover ações de saúde pública em 54 municípios do oeste do Paraná. Cooperação também beneficiará cidades da província argentina de Misiones, na região de fronteira com o Brasil. Projeto terá atividades voltadas para a educação sexual dos jovens.

 

“Traremos boas práticas e experiências bem-sucedidas na resolução de um problema que faz com que o capital humano de muitos países não seja devidamente aproveitado, que é a gravidez na adolescência”, explicou o representante do UNFPA, Jaime Nadal, durante cerimônia de formalização da parceria, na sede da Itaipu, em Curitiba.

 

Segundo o dirigente, trabalhar com essa temática nas áreas da Tríplice Fronteira traz desafios particulares, uma vez que envolve lidar também com a migração transfronteiriça e outras questões que colocam jovens e adolescentes em situação de risco.

 

A aliança entre a agência da ONU e a empresa fortalecerá os programas já desenvolvidos na região pela Itaipu, por meio do seu grupo de trabalho em Saúde. “Queremos melhorar o acesso de adolescentes à discussão sobre sexualidade, violência sexual e gestação não planejada”, completou o consultor do organismo, Luiz Fernando Ribas.

 

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, “esta é uma parceria alinhada com a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que compõem a Agenda 2030 das Nações Unidas”.

 

O UNFPA e a hidrelétrica vão detalhar um plano de trabalho para os próximos dois anos, com atividades, prazos e orçamento. Uma das ideias em pauta é criar um selo de qualidade para municípios e estabelecimentos de saúde que adotem uma série de parâmetros no atendimento a jovens e adolescentes.

 

O Fundo de População das Nações Unidas foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1969 e tem a missão de garantir que cada gravidez seja desejada, cada parto seja seguro e cada jovem alcance seu pleno potencial.

Fonte: ONU Brasil.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/30-04-18-fundo-de-populacao-da-onu-e-itaipu-firmam-parceria-para-melhorar-saude-em-54-municipios-do-parana.php on line 138

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/30-04-18-fundo-de-populacao-da-onu-e-itaipu-firmam-parceria-para-melhorar-saude-em-54-municipios-do-parana.php on line 138

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/30-04-18-fundo-de-populacao-da-onu-e-itaipu-firmam-parceria-para-melhorar-saude-em-54-municipios-do-parana.php on line 138