30/08/2013

Ecosul apresenta programas de Bem-estar Animal em Cândido de Abreu

Promotora de Justiça Juliana Weber, Sec. de Agricultura e Meio Ambiente Arnaldo Pereira de Sá, Prefeito Municipal José Maria Reis Jr, Halem Guerra-Ecosul e o Pres. da Câmara Municipal Josnei Erivan Freitas. Foto: divulgação

A convite da Promotora de Justiça de Cândido de Abreu Dra. Juliana Weber, o presidente do Instituto Ambiental Ecosul Halem Guerra apresentou dia 19/08 as palestras “Controle Populacional de Cães e Gatos – do Bem-estar Animal à Saúde Pública” e “Formação de Valores para o Respeito a Todas as Formas de Vida”.

 

Cândido de Abreu é localizado a 300 km de distância de Curitiba, tem cerca de 17 mil habitantes e começa a sentir os impactos da irresponsabilidade dos munícipes com respeito aos animais em geral.

 

Frente a esse cenário, a Promotora de Justiça Juliana Weber decidiu adotar algumas providências no âmbito do MP em apoio à administração municipal, para impedir o avanço dos problemas que conforme ela mesma declara, “além dos maus-tratos aos animais, repercutem diretamente nas áreas de Saúde Pública, Meio Ambiente, Segurança e Educação”.

 

As principais ocorrências se referem ao abandono de cães nos perímetros urbano e rural, envenenamentos, caça e aprisionamento de animais silvestres e maus tratos.

 

Estiveram presentes na apresentação do Ecosul e debateram o tema, além da Promotora de Justiça Juliana Weber, o Prefeito, secretários municipais, o presidente da Câmara de Vereadores, médicos veterinários e diversos munícipes interessados em colaborar.

 

O prefeito de Cândido de Abreu José Maria Reis Júnior é Médico Veterinário, conhece as implicações dos problemas para o município e já mobilizou seu secretariado para adotar as medidas necessárias objetivando melhorar a qualidade de vida no município através do tratamento adequado aos animais.

 

No dia seguinte, ocorreu na Prefeitura uma reunião entre a Promotora de Justiça, o Prefeito e seu secretariado e o Ecosul quando foram debatidas e estabelecidas as medidas iniciais:

 

  • - Elaboração de Lei Municipal de Controle de Zoonoses e Bem-estar Animal.
  • - Censo de animais domésticos com apoio dos Agentes Comunitários da Saúde.
  • - Estudos para futuro programa social de castração de cães e gatos.
  • - Sensibilização da infância e juventude através de rede pública de ensino.
  • - Estímulo e apoio aos voluntários interessados na criação de uma ONG de defesa dos animais.
  • - Responsabilização legal dos munícipes que violam as leis sanitárias, ambientais e de defesa dos animais.
  • - Campanhas de conscientização através da rádio local e da distribuição de material educativo e informativo sobre criação e guarda responsável de animais.

 

O Instituto Ambiental Ecosul continuará apoiando a Administração Municipal e a Promotoria de Justiça de Cândido de Abreu na implementação das ações, doou os vídeos “Fulaninho o Cão que Ninguém queria”, “Animais, seres sencientes”, “Criando um amigo”, “Compartilhando o mundo”, “O gato como ele é”, “Silvestre não é Pet” e “Aprendendo a cuidar e irá remeter de imediato um lote do seu folder de “Guarda Responsável de Animais” para inicio da campanha de conscientização, bem como modelo de estatuto e outras informações para criação da ONG local.

Fonte: Instituto Ambiental Ecosul




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.