30/09/2013

Sesi PR apresenta projeto para saúde do trabalhador

O Coluna 100% visa a prevenção de problemas relacionados à má postura e lombalgia, alguns dos males ocupacionais mais frequentes.
Foto:
 divulgação

Um projeto voltado para a saúde do trabalhador, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) no Paraná, será um dos cases de destaque do XIII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, que acontece de 30 de setembro a 02 de outubro, em São Paulo. Trata-se do Coluna 100% A Escola Postural dos Trabalhadores, fruto do projeto aprovado no Edital de Inovação Sesi/Senai 2012, que visa a promoção de qualidade de vida e a prevenção de problemas relacionados à coluna vertebral, uma vez que a lombalgia (dor na região lombar) é considerada uma das questões de saúde ocupacional mais recorrentes.

 

“O projeto contou com a parceria da empresa M.E. Gonçalves, de Arapongas, para ser efetivado, e consiste em uma série de aulas com orientações e exercícios posturais para os trabalhadores da indústria”, explica a gestora do projeto, Aline Pinetti, fisioterapeuta e ergonomista do Sesi no Paraná. As aulas serão realizadas no espaço disponibilizado pelas próprias empresas interessadas no Coluna 100% e contarão com a utilização de colchonetes e bolas, conforme foi feito na M.E. Gonçalves, observa Aline.

 

Sobre o Congresso - O XIII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida – ABQV, tem como objetivo a troca de experiências e a apresentação de cases inovadores na área, trazendo especialistas nacionais e internacionais para discutirem acerca do assunto.

 

“O evento é um dos mais importantes na área de Qualidade de Vida no Brasil, o que torna a participação do Sesi no Congresso um fato privilegiado”, comemora Aline.

 

Sobre o Edital de Inovação – O Edital de Inovação é uma iniciativa do Departamento Nacional, em parceria com os Departamentos Regionais do Sesi (DR) que visam desenvolver, junto às empresas, produtos, processos e serviços com foco em inovação social para as indústrias. O Edital também tem parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia, por meio de bolsas de desenvolvimento tecnológico industrial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

 

O Sesi no Paraná participa das edições do Edital de Inovação desde 2009, sendo o DR que mais tem projetos aprovados atualmente, somando 20, ao todo.

Fonte: Agência de Notícias do Sistema FIEP




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.