30/11/2016 Servidor do IAP recebe prêmio pelo projeto ICMS Ecológico

Servidor do IAP recebe prêmio pelo projeto ICMS Ecológico

O servidor do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Wilson Loureiro, recebeu o Prêmio Especial Muriqui, concedido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pelo projeto ICMS Ecológico. O prêmio é entregue a pessoas físicas, entidades públicas e privadas como forma de fomento e divulgação das ações para o desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica. Foto: Divulgação IAP.

O servidor do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Wilson Loureiro, recebeu o Prêmio Especial Muriqui, concedido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pelo projeto ICMS Ecológico. O prêmio é entregue a pessoas físicas, entidades públicas e privadas como forma de fomento e divulgação das ações para o desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica. A entrega do prêmio foi sexta-feira (25).

Loureiro, servidor do IAP há 34 anos, foi coordenador da equipe que desenvolveu o projeto relacionado às unidades de conservação do Paraná e contribuiu para o desenvolvimento do projeto na maioria dos 17 estados que já implementaram o ICMS Ecológico no Brasil. Além disso, o projeto também já foi instituído em Portugal e está sendo estudado no México e em outros países.

O Prêmio Muriqui conta com três categorias, uma para pessoas físicas, outra para entidades públicas e privadas e a categoria especial, que foi entregue a Loureiro pelo seu trabalho direcionado a políticas públicas para o meio ambiente, especialmente o ICMS Ecológico.

"Tanto o trabalho quanto o prêmio só foram possíveis graças à oportunidade oferecida pelo IAP e, especialmente, pelo esforço coletivo de toda a equipe dos nossos escritórios regionais e da sede. Por isso, a par da gratidão pelo prêmio, divido este reconhecimento com cada um dos colegas que direta ou indiretamente contribuíram na construção desta política pública", afirma.

Durante a viagem para São Paulo, onde recebeu o prêmio, Loureiro assumiu o compromisso junto ao Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica de escrever uma publicação sobre o ICMS Ecológico.

PRÊMIO MURIQUI – Criado em 1993 pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, é concedido anualmente por uma votação do conselho como forma de divulgar e promover o desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica. O muriqui é uma espécie de macaco, símbolo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e dá nome ao prêmio, dedicado a pessoas e entidades que tenham se destacado por atividades em benefício da Mata Atlântica.

ICMS ECOLÓGICO – O ICMS Ecológico é um instrumento de política pública desenvolvido no Paraná desde 1991, como forma de incentivar a conservação ambiental nos municípios. No Paraná, o repasse é realizado aos municípios que abrigam em seus territórios Áreas Protegidas ou Mananciais. Em 2015, o Paraná repassou aos municípios R$ 311 milhões por meio do ICMS Ecológico.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http://www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná (IAP).




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.