31/03/2015 Aquário de Paranaguá recebe tubarão-lixa de São Paulo

Aquário de Paranaguá recebe tubarão-lixa de São Paulo

Foto: divulgação.

O Aquário de Paranaguá vai receber no dia 2/4 (quinta-feira) um novo morador que promete despertar a curiosidade dos visitantes. A nova atração é um tubarão-lixa que virá do Aquário do Guarujá, no litoral de São Paulo.

O tubarão é um macho adulto de aproximadamente 1,70 m de comprimento e 50 quilos. Para chegar a Paranaguá, vai percorrer um trajeto de aproximadamente 500 quilômetros e será transportado em um caminhão baú, dentro de uma caixa de acondicionamento. Ele poderá ser visto pelo público no mesmo dia de sua chegada, depois de passar pelo processo de adaptação.

Para o Biólogo Rafael Silva, que acompanhará todo o processo, a viagem deve ser tranquila. “Optamos por fazer todos os trâmites, desde a retirada do tubarão do recinto até a chegada, no período noturno, pois a temperatura é mais amena e não causará implicações para ele”, explica Silva.

Após a chegada ao Aquário de Paranaguá, o animal deverá passar por período de aclimatação, durante algumas horas, antes de entrar em seu novo recinto, o Oceano. Assim como em Guarujá, o tubarão dividirá o tanque com raias e outros peixes.

CURIOSIDADE - Para Carolina Virga, Coordenadora da Educação Ambiental, a vinda do novo morador deverá atrair os olhares de turistas e visitantes locais. “As pessoas pensam no tubarão como um vilão dos mares, mas com nosso trabalho de educação ambiental temos a intenção de desmistificar a imagem negativa criada há anos acerca de um animal tão importante para o meio ambiente”, contou Carolina.

Já o Biólogo do Aquário de Paranaguá, Igor Izzo, ressalta que a rotina do recinto Oceano permanecerá a mesma. “Continuaremos com o horário de alimentação dos animais às 15h. O mais interessante é que os visitantes agora poderão ver um tubarão sendo alimentado diretamente na boca pelos tratadores”.

O Aquário de Paranaguá também estuda oferecer novos atrativos que possam enriquecer as experiências dos visitantes com o novo habitante do local. Um dos projetos é promover a experiência sensorial com animais através de mergulho interativo.

“A ideia é aproximar o público dos animais que habitam o litoral brasileiro e principalmente o paranaense. Só assim podemos melhorar a conservação dos ecossistemas marinhos, pois só se preserva aquilo que se conhece”, explica o Presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

O Aquário de Paranaguá pertence ao IAP e é administrado pela empresa Acqua Mundo, que também cuida do Aquário de Guarujá.

TUBARÃO - Comum no litoral brasileiro, o tubarão-lixa tem este nome por possuir pele muito áspera. Ele pode chegar a medir até 4 metros de comprimento e pesar até 500 quilos. Durante o dia, eles repousam e à noite são muito ativos e bastante vorazes.

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná - IAP.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.