31/03/2017 Governador do Paraná participa da comemoração do projeto ambiental da Cooperativa Integrada

Governador do Paraná participa da comemoração do projeto ambiental da Cooperativa Integrada

Governador Beto Richa participa do jantar da Integrada Cooperativa Agroindustrial. Participaram: o presidente da Integrada Cooperativa, Sr. Jorge Hashimoto; o presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto; o diretor-presidente do IAPAR, Florindo Dalberto; o vice-prefeito de Londrina e secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, João Mendonça e demais autoridades e convidados.Londrina, 30/03/2017. Foto: Arnaldo Alves/ANPr.

A Cooperativa Integrada, de Londrina, Norte do Paraná, comemorou nesta quinta-feira (30) os dez anos do Projeto Nossa Água, que desenvolve em parceria com a Bayer. O projeto recuperou milhares de hectares de mata ciliar e nascentes. Desde o início, cerca de 1,17 milhão de mudas foram plantadas em diversas regiões do Paraná. Todas as ações contaram com a participação de 7.340 voluntários.

O governador Beto Richa participou do encontro de comemoração dos resultados e enalteceu a iniciativa. Ele entregou uma homenagem ao diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, em reconhecimento ao Nossa Água. “Além de ser uma das principais cooperativas paranaenses, e uma das que mais crescem, a Integrada desenvolve este importante projeto socioambiental, que envolve reflorestamento de matas ciliares, proteção das nascentes e educação ambiental. São ações similares aos programas que adotamos no Paraná”, disse Richa.


O governador citou o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), que recompensa os agricultores que protegem rios, nascentes e florestas localizados em áreas de mananciais. A conservação da qualidade da água e do solo, disse ele, é uma prioridade do governo, em programas desenvolvidos pela Secretaria da Agricultura e o Instituto das Águas.

“A preservação ambiental é de interesse do produtor rural e não é um fator excludente da melhoria da produtividade agrícola paranaense. Enquanto muitas leis penalizam os produtores rurais, o Paraná criou um projeto que recompensa os agricultores que preservam sua propriedade”, explicou.

Participaram do encontro o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto; o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o diretor Centro-Sul da Bayer, Cassio Greghi, e os presidentes da Sanepar, Mounir Chaowiche, e da Copel, Antônio Guetter.

PARCERIA - A Cooperativa também fechou parcerias com órgãos ambientais do Paraná no processo de conscientização dos associados da Integrada sobre a importância da preservação de suas Áreas de Proteção Permanente (APPs).

“O IAP dá um grande apoio a este projeto, fornecendo a informação técnica ao agricultor e as mudas para a recomposição da mata ciliar”, explicou Tarcísio. “É importante conservarmos a nossa fauna e as florestas para que possamos ter um ambiente mais adequado, uma agricultura com mais qualidade e um preço melhor no mercado”, salientou o presidente do IAP.


A Integrada é parceira do governo estadual, que financiou vários projetos de ampliação e modernização de unidades industriais da cooperativa através da agência paranaense do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).


CONSCIENTIZAR - O diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, ressaltou que uma das grandes preocupações da cooperativa é com a sustentabilidade. “Dez anos atrás, se falava menos nas questões ambientais, e já naquela época começamos a divulgar e conscientizar nossos agricultores e colaboradores para um trabalho de recuperação das matas ciliares. Tudo se iniciou com um convênio com os órgãos ambientais do Governo do Paraná. As mudas plantadas há dez anos já são árvores e já preservam nossos rios”, salientou Hashimoto.


EDUCAÇÃO - O Projeto Nossa Água contempla também a área de educação ambiental. Por meio das obras do escritor Monteiro Lobato, o engenheiro agrônomo aposentado da Embrapa Soja, Léo Pires Ferreira, percorreu escolas parceiras da Integrada de forma a disseminar a educação socioambiental.

De acordo com a última prévia realizada pelo departamento socioambiental da Integrada, 2.263 crianças participaram do Encontro Literário somente em 2016, envolvendo 79 professores das regiões de Arapongas, Astorga, Bandeirantes, Cambará, Cornélio Procópio, Goioerê, Guaíra, Mauá da Serra, Maringá e Uraí.


OITO MIL ASSOCIADOS - A Cooperativa Integrada foi fundada em 1995 por um grupo de 28 agricultores de diferentes regiões do Paraná. Hoje, ela é a sexta maior cooperativa do ramo agropecuário do Estado.

Com mais de oito mil associados, a Integrada possui 60 unidades espalhadas no Paraná e São Paulo. Em 2016, a cooperativa faturou R$ 2,7 bilhões, crescimento de 17,5% no comparativo com o ano anterior. Para 2017, a meta de faturamento da Integrada é de R$ 3,15 bilhões.


Para alcançar o objetivo, a Integrada tem investido em programas de fomento à produtividade de seus associados e também em agroindústrias. A Cooperativa possui uma unidade industrial de milho em Andirá, uma de suco de laranja em Uraí e uma de rações para pets e grandes animais em Londrina.


PRESENÇAS – Os presidentes da Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Brandão; do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto; do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Amílcar Cabral; o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça; e os deputados estaduais Tiago Amaral e Alexandre Curi também participaram da solenidade.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http://www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná – IAP.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.