31/07/2013

Programa socioeducativo ViraVida forma primeira turma no Rio Grande do Sul

 

A primeira turma do Programa ViraVida no Rio Grande do Sul recebe seu certificado nesta quinta-feira (1º de julho), às 15h, na sede da FIERGS. São 20 jovens que se formam em Rotinas Administrativas, em curso do Senai-RS e Auxiliar de Cozinha do Senac.O projeto, desenvolvido por iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, busca promover a elevação da autoestima e da escolaridade dos participantes, que têm entre 16 e 21 anos, indicados por instituições sociais.

O processo socioeducativo está baseado em cursos profissionalizantes escolhidos conforme a demanda de cada mercado, o perfil e as expectativas dos adolescentes e jovens. Os cursos contemplam a necessidade de integração entre formação profissional, educação básica e noções de autogestão. Também asseguram aos alunos atendimento psicossocial, voltado ao resgate de valores e fortalecimento de vínculos familiares.

O Programa ViraVida atua em diversas frentes: na educação, no acompanhamento familiar e na busca de oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Coordenado pelos Departamentos Regionais do Sesi, é realizado em parceria com instituições do Sistema S − Senai, lEL, Sesc, Senac, Sebrae, Sest/Senat. Os cursos implantados em outros Estados abrangem as áreas de Moda, Imagem Pessoal, Turismo e Hospitalidade, Gastronomia, Comunicação Digital, Administração e Química, e apresentam carga horária que varia entre 700 e 950 horas/aula, conforme a modalidade. O ViraVida já acontece em 14 Estados da federação. 

Todos os participantes recebem uma bolsa de R$ 500,00, dos quais R$ 100,00 vão para uma conta poupança. Recebem ainda reforço escolar e EJA de 1° a 4° série, atendimento psicossocial, atividades de lazer e formação profissional (Senai/Senac), oficinas de empreendedorismo (IEL/Sebrae), visitas culturais e aula de dança de rua, atendimento odontológico e nutricional, além de aulas de informática e de inglês (todos oferecidos pelo Sesi). Na sexta-feira (2/7), às 10h, na sede da FIERGS, acontece a aula inaugural das duas novas turmas que terão, no total, 41 alunos.

Fonte: FIERGS




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.