18/07/2013

FIESC estimula educação de trabalhadores

Mobilização realizada pela equipe do SESI quer reduzir o número de trabalhadores sem escolaridade básica na indústria
Foto: Divulgação

Indústrias do Vale do Itajaí receberão entre os dias 22 e 24 de julho a visita de educadores do SESI, entidade do Sistema FIESC, para sensibilizar os trabalhadores a retomar os estudos. São 75 colaboradores que atuarão nestes dias exclusivamente dentro das indústrias. A iniciativa visa a melhorar os índices de escolaridade na região, que apontam que 56 mil industriários não possuem a formação básica.

De acordo com a diretora do SESI de Blumenau, Dalila de Carvalho, esta é uma das maiores ações de mobilização já realizadas pela equipe de educação. "Mais de 41 indústrias serão visitadas nesses três dias. Estamos recebendo o apoio dos empresários que abrirão as portas e permitirão que nossas equipes apresentem a metodologia de ensino oferecida pela entidade", diz.

Além disso, os mobilizadores vão intensificar a divulgação da campanha O conhecimento move a sua vida, lançada este ano para alavancar as matrículas na educação de jovens e adultos. Uma fanpage na rede de relacionamentos Facebook relata as experiências em sala de aula. "Professores e alunos participam desse círculo que promove interação entre estes atores e a sociedade", comenta a gerente de Educação do SESI, Maria Tereza Cobra.

Uma das indústrias que será visitada é a Altenburg, do setor têxtil. A empresa é signatária do Movimento A Indústria pela Educação e oferece cursos de ensino médio e fundamental aos trabalhadores que ainda não concluíram a formação básica. Entre as estratégias adotadas pela empresa para facilitar o acesso à educação estão o subsídio à alimentação e o atendimento aos dependentes e à comunidade.

O Movimento

A iniciativa liderada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) quer estimular o setor a apoiar a formação dos trabalhadores. Já foram registradas 878 adesões ao Movimento. Por meio desta ação serão oferecidos serviços educacionais do Sistema FIESC em educação básica, continuada, profissional, executiva, programas de estágio e capacitações, todos executados pelas entidades SESI, SENAI e IEL, que pretendem registrar 800 mil matrículas até 2014. 

Fonte: Elida Hack Ruivo / Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.