17/07/2013

Senai debate desafios da sustentabilidade

Gestão de resíduos será um dos temas tratados no Workshop Internacional promovido pelo SENAI 
Foto: Edson Junkes

A cidade de Blumenau sediará na próxima segunda-feira (22/7), no Teatro Carlos Gomes, o oitavo evento internacional promovido pelo SENAI, entidade do Sistema FIESC, sobre tendências para o setor industrial. O Workshop Internacional Ambiental vai tratar de temas emergentes do setor, como a ecoinovação, gerenciamento de resíduos e gestão de recursos hídricos. 

O evento reunirá empresários e gestores das áreas ambiental e de segurança de empresas de Santa Catarina, além de técnicos e gestores de instituições de ensino e órgãos públicos de fiscalização ambiental. Um dos destaques do encontro será a palestra "Ecodesign.Ecoinovação", com o pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). A temática do ecodesign ganhou importância no meio empresarial com a maior preferência do mercado por produtos ambientalmente corretos e que também possuam o design como diferencial. 

As novas regulações para resíduos sólidos industriais e recursos hídricos estarão na pauta das duas outras apresentações do dia. Jorge Vicente Peron Mendes, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), vai tratar dos controles necessários no uso de água e tratamento de efluentes, com a palestra "A Indústria Nacional e a Gestão de Recursos Hídricos". No mesmo dia, o engenheiro Lauro Luiz Leone Vianna, da Momento Engenharia Ambiental (de Blumenau), fará apresentação sobre o tema "A necessidade da valoração de resíduos para preservar o meio ambiente", sobre os procedimento para aumentar o reaproveitamento de resíduos, em substituição ao descarte simples.

O Workshop Internacional em Blumenau é o oitavo que o SENAI/SC realiza desde 2011, sendo o segundo voltado para a área ambiental. As discussões ajudam a estruturar o Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental, que está em implantação na cidade. De acordo com o gerente do instituto, Rodrigo De Bortoli, os especialistas e novos equipamentos ajudarão as indústrias a implementar tecnologias que reduzam os custos de fabricação de produtos ambientalmente sustentáveis e que possam reaproveitar ao máximo os resíduos gerados nos processos.

"As empresas já têm a consciência de que é preciso investir na área ambiental como forma de ter o reconhecimento de seus clientes. O desafio agora é agregar valor aos produtos, de forma que os consumidores compartilhem os custos adicionais", explica De Bortoli. O Instituto oferecerá novos serviços de caracterização e análises de resíduos industriais e da construção civil, incluindo subprodutos ainda incomuns. Também fará avaliações ligadas à área de saneamento básico e projetos de pesquisa aplicada.

O Workshop e o Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental integram o Plano de Sustentabilidade da Indústria Catarinense, iniciativa do Sistema FIESC que contempla 16 grandes áreas de atuação e mais de 60 ações concretas em áreas como energia, mudanças climáticas e desastres naturais; produção mais limpa e recursos hídricos; resíduos sólidos; gestão de riscos e reputação e gestão de impactos sociais.

Ainda este ano o SENAI realizará outros três workshops internacionais, sendo um na área Têxtil, Vestuário e Design (em Blumenau, previsto para o dia 3 de setembro), e Metalmecânica (em Joinville, previsto para o dia 6 de novembro). O outro evento, na área de Alimentos, será realizado conjuntamente com o Workshop Internacional de Processamento Não-Térmico de Alimentos, no dia 30 de setembro, em Florianópolis.

Serviço
O que: Workshop Internacional Ambiental 
Onde: Teatro Carlos Gomes, em Blumenau (Rua Quinze de Novembro, 1.181)
Quando: 18h30
Mais informações: 0800 48 1212.


Assessoria de Imprensa
Sistema FIESC
(48) 3231 4244

Fonte: Diogo Honorato / Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.