Page 9 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 9
estudante também ensina. mais do que um detalhe aparentemente sutil,
portanto, o acento sintetiza a mudança no ensino que preconizamos.
todo desenvolvimento das situações de aprendizagem foi concebido e é
aplicado tendo-se em mente incentivar o pensamento crítico e lógico para
resolução de problemas complexos, ao mesmo tempo que aprimorem a
habilidade para comunicação oral e escrita e o desenvolvimento de uma
atitude empreendedora, multicultural e criativa. Parte desse caminho é a
construção coletiva de metas e o esforço em grupo para realizá-las.
nesse contexto, cabe à gestão escolar concentrar-se na missão de dar
suporte ao processo de aprendizagem significativa. um dos propósitos deste
livro é estabelecer uma conexão entre os docentes, de modo a propagar o
compartilhamento de ideias, planejamentos e ações desafiadoras. Por isso a
preocupação em apresentar de forma detalhada o desenvolvimento das situações
de aprendizagem nas etapas de planejamento, execução e avaliação.
nossa expectativa ao apresentar o presente livro – obra que pretendemos
continuar aperfeiçoando e ampliando ano após ano – é de que, mais
do que proporcionar uma leitura fluida e interessante, esteja aqui uma
oportunidade consistente de compartilhamento de experiências e informações. Professores Jefferson
considerando-se o resultado obtido pela edição anterior, temos plena de oliveira Gomes e
convicção de que esses objetivos serão mais uma vez alcançados. Maurício cappra Pauletti