Page 17 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 17

ENSiNAR E APRENDER     15



                  Segundo a Metodologia Senai de Educação Profissional (2013), as Estratégias de Aprendizagem Desafiadoras podem ser:




                   sITuação-ProBlEMa:          EsTuDo DE caso: apresenta um fato ou conjunto de fatos, reais   ProJETo (INTEGraDor):
                   apresenta ao estudante uma   ou fictícios, que compõem uma situação problemática já resolvida.   é a apresentação de
                   situação real ou hipotética,   Permite aos estudantes a análise do contexto apresentado, da   um conjunto de ações
                   de ordem teórica e prática,   problemática relacionada a ele e da solução executada. os docentes   planejadas, executadas
                   própria de uma determinada   devem solicitar aos estudantes que analisem criticamente  e   e controladas com
                   ocupação e dentro de        proponham diferentes soluções para a problemática apresentada,   objetivos claramente
                   um contexto que a torna     com a viabilidade defendida por argumentos técnicos.      definidos, dentro de
                   altamente significativa.                                                              um período limitado de
                   Deve proporcionar ao                                                                  tempo, com início e fim
                   estudante a mobilização de   PEsQuIsa aPlIcaDa: quando solicitada pelo docente para   estabelecidos. É flexível e
                   conhecimentos, habilidades   uso no contexto escolar, tem o objetivo de proporcionar ao   aberto ao imprevisível.
                   e atitudes. considera-se que   estudante o conhecimento e o aprofundamento das diferentes   os projetos podem ser
                   há uma situação-problema    contribuições científicas disponíveis sobre determinado tema. a   de ensino, quando
                   quando o problema em        pesquisa em fontes diversas é uma estratégia de aprendizagem   propostos pela instituição
                   questão ainda não teve      importante para a formação do estudante, pois amplia seu   ou pelos docentes
                   uma solução pensada         domínio conceitual ao favorecer o acesso e o confronto entre as   e mobilizados em
                   anteriormente, exigindo, para   informações coletadas a respeito de um assunto específico.  situações típicas do
                   tanto, um conjunto de ações                                                           mundo do trabalho,
                   e decisões. uma situação-                                                             ou de aprendizagem,
                   -problema requer que os     a pesquisa em fontes diversas pode ser transversal às outras   construídos a partir de
                   estudantes sejam capazes    Estratégias de aprendizagem Desafiadoras, pois possibilita ao   problemas apresentados
                   de interpretar o desafio    estudante obter e confrontar informações que podem fundamentar   pelos estudantes, que
                   proposto em seu contexto,   as soluções dos desafios propostos. a pesquisa pode ser Básica   compartilham entre
                   planejar as soluções possíveis,   (com formato acadêmico, busca gerar novos conhecimentos sem um   si todas as decisões
                   executar a solução planejada   compromisso inicial de aplicação) ou aplicada (gera conhecimento para   desde a concepção até a
                   e avaliar os resultados.    aplicações práticas voltadas à solução de problemas específicos).  avaliação dos resultados.
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22