Page 17 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 17
ENSiNAR E APRENDER 15
Segundo a Metodologia Senai de Educação Profissional (2013), as Estratégias de Aprendizagem Desafiadoras podem ser:
sITuação-ProBlEMa: EsTuDo DE caso: apresenta um fato ou conjunto de fatos, reais ProJETo (INTEGraDor):
apresenta ao estudante uma ou fictícios, que compõem uma situação problemática já resolvida. é a apresentação de
situação real ou hipotética, Permite aos estudantes a análise do contexto apresentado, da um conjunto de ações
de ordem teórica e prática, problemática relacionada a ele e da solução executada. os docentes planejadas, executadas
própria de uma determinada devem solicitar aos estudantes que analisem criticamente e e controladas com
ocupação e dentro de proponham diferentes soluções para a problemática apresentada, objetivos claramente
um contexto que a torna com a viabilidade defendida por argumentos técnicos. definidos, dentro de
altamente significativa. um período limitado de
Deve proporcionar ao tempo, com início e fim
estudante a mobilização de PEsQuIsa aPlIcaDa: quando solicitada pelo docente para estabelecidos. É flexível e
conhecimentos, habilidades uso no contexto escolar, tem o objetivo de proporcionar ao aberto ao imprevisível.
e atitudes. considera-se que estudante o conhecimento e o aprofundamento das diferentes os projetos podem ser
há uma situação-problema contribuições científicas disponíveis sobre determinado tema. a de ensino, quando
quando o problema em pesquisa em fontes diversas é uma estratégia de aprendizagem propostos pela instituição
questão ainda não teve importante para a formação do estudante, pois amplia seu ou pelos docentes
uma solução pensada domínio conceitual ao favorecer o acesso e o confronto entre as e mobilizados em
anteriormente, exigindo, para informações coletadas a respeito de um assunto específico. situações típicas do
tanto, um conjunto de ações mundo do trabalho,
e decisões. uma situação- ou de aprendizagem,
-problema requer que os a pesquisa em fontes diversas pode ser transversal às outras construídos a partir de
estudantes sejam capazes Estratégias de aprendizagem Desafiadoras, pois possibilita ao problemas apresentados
de interpretar o desafio estudante obter e confrontar informações que podem fundamentar pelos estudantes, que
proposto em seu contexto, as soluções dos desafios propostos. a pesquisa pode ser Básica compartilham entre
planejar as soluções possíveis, (com formato acadêmico, busca gerar novos conhecimentos sem um si todas as decisões
executar a solução planejada compromisso inicial de aplicação) ou aplicada (gera conhecimento para desde a concepção até a
e avaliar os resultados. aplicações práticas voltadas à solução de problemas específicos). avaliação dos resultados.