Page 21 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 21

ENSiNAR E APRENDER     19

                                                                       como redigir



                                                                       a redação do desafio deve ser clara e conter todas as
                                                                       informações referentes ao que se espera do estudante, bem
                                                                       como as indicações que vão auxiliá-lo a refletir e tomar
                                                                       decisões sobre o problema a ser resolvido. são informações
                                                                       referentes não apenas à utilização de materiais, instrumentos
                                                                       e equipamentos, mas também aos processos a serem
                                                                       implementados, às variáveis relativas à produção, aos
                                                                       recursos financeiros necessários e a todos os outros aspectos
                                                                       que caracterizam o que vai ser realizado pelo estudante.










                                                                                   apesar da necessidade de conceder certo
                                                                                   nível de autonomia aos estudantes durante
                                                                                   o desenvolvimento do projeto, deve-se ter
                                                                                   sempre em mente que, num processo de
                                                                                   aprendizagem, os estudantes precisam ser
                                                                                   orientados - mesmo porque muitos deles
                                                                                   estarão participando pela primeira vez da
                                                                                   execução prática de um projeto.
   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26