Page 23 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 23

ENSiNAR E APRENDER     21

                                                                       antes de tudo, avaliar a viabilidade



                                                                       ao iniciar o planejamento de uma situação de
                                                                       aprendizagem, é fundamental prever os recursos
                                                                       e custos envolvidos para assegurar a viabilidade
                                                                       do projeto. excelentes propostas de situações de
                                                                       aprendizagem podem esbarrar no custo ou em
                                                                       dificuldades com estrutura física, equipamentos,
                                                                       aquisição de materiais, disponibilidade de laboratórios
                                                                       e até mesmo agenda dos docentes.


                                                                       nada pior do que criar expectativas entre docentes
                                                                       e estudantes e ter de interromper o processo por
                                                                       questões que deveriam ter sido observadas no
                                                                       momento de concepção do desafio. a participação
                                                                       de eventuais parceiros que contribuam com
                                                                       recursos materiais, técnicos ou financeiros é
                                                                       sempre bem-vinda.
            desenvolvidas em conjunto por mais de uma unidade
            curricular, há aquelas propostas pelo docente de
            uma única unidade curricular. é a oportunidade
            de desenvolver capacidades ou habilidades não
            contempladas na situação de aprendizagem
            principal, ou reforçar capacidades a partir de
            necessidades identificadas pelo docente.
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28