Page 23 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 23
ENSiNAR E APRENDER 21
antes de tudo, avaliar a viabilidade
ao iniciar o planejamento de uma situação de
aprendizagem, é fundamental prever os recursos
e custos envolvidos para assegurar a viabilidade
do projeto. excelentes propostas de situações de
aprendizagem podem esbarrar no custo ou em
dificuldades com estrutura física, equipamentos,
aquisição de materiais, disponibilidade de laboratórios
e até mesmo agenda dos docentes.
nada pior do que criar expectativas entre docentes
e estudantes e ter de interromper o processo por
questões que deveriam ter sido observadas no
momento de concepção do desafio. a participação
de eventuais parceiros que contribuam com
recursos materiais, técnicos ou financeiros é
sempre bem-vinda.
desenvolvidas em conjunto por mais de uma unidade
curricular, há aquelas propostas pelo docente de
uma única unidade curricular. é a oportunidade
de desenvolver capacidades ou habilidades não
contempladas na situação de aprendizagem
principal, ou reforçar capacidades a partir de
necessidades identificadas pelo docente.