Page 25 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 25

ENSiNAR E APRENDER     23



                                                                                             se a situação de aprendizagem
                                                                                             for interdisciplinar, deve-se deixar
                                                                                             claro desde o começo quais são as
                                                                                             unidades curriculares envolvidas
                                                                                             e de que forma cada uma vai
                                                                                             contribuir para resolver o problema/
                                                                                             desafio. o processo de execução
                                                                                             da situação de aprendizagem
                                                        apesar da necessidade                pressupõe uma relação de diálogo
                                                        de conceder certo                    entre docente e estudantes, como
                                                        nível de autonomia aos               forma de promover um ensino
                                                        estudantes durante o                 contextualizado e qualitativo.
                                                        desenvolvimento do                   visando à eficácia da execução
                                                        projeto, deve-se ter                 da situação de aprendizagem, os
                                                        sempre em mente                      estudantes precisam estar envolvidos
                                                        que, num processo                    e motivados nesse processo.
                                                        de aprendizagem, os
                                                        estudantes precisam                  os itens que serão avaliados precisam
                                                        ser orientados - mesmo               ser informados ao estudante,
                                                        porque muitos deles                  permitindo a ele que gerencie
                                                        estarão participando                 seu processo de aprendizagem e
                                                        pela primeira vez                    possa identificar já no início quais
                                                        da execução prática                  serão as possíveis dificuldades
                                                        de um projeto.                       e onde precisará concentrar
                                                                                             esforços para desenvolver as
                                                                                             capacidades necessárias.
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30