Page 22 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 22
CAPÍTULO I um processo pensado pedagogicamente
deve antever ao máximo a execução de
cada etapa. ainda assim, podem ocorrer
percalços, fazendo-se necessários rearranjos e
replanejamentos. como conhecedor do processo
que se dá no mundo real, o docente deve
arquitetar as diferentes possibilidades, estruturas
e estratégias necessárias para fazer acontecer
a aprendizagem significativa do estudante.
nos casos de atuação em conjunto, os
docentes precisam definir de que forma
cada unidade curricular ou disciplina (no
caso do ensino médio) poderá contribuir no
processo. o trabalho com os estudantes deve
ser desenvolvido pensando nas habilidades o MITo Do PlaNEJaMENTo
ou capacidades que dão suporte às
competências previstas no Perfil Profissional.
cada semestre deve ter apenas uma única situação de
aprendizagem que integre todas as unidades curriculares?
falso! o semestre – ou período letivo, dependendo da
modalidade – deve ter quantas situações de aprendizagem
forem necessárias para que as capacidades ou habilidades
que precisam ser desenvolvidas no estudante sejam, de
fato, trabalhadas. além das situações de aprendizagem