Page 22 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 22

CAPÍTULO I  um processo pensado pedagogicamente



            deve antever ao máximo a execução de
            cada etapa. ainda assim, podem ocorrer
            percalços, fazendo-se necessários rearranjos e
            replanejamentos. como conhecedor do processo
            que se dá no mundo real, o docente deve
            arquitetar as diferentes possibilidades, estruturas
            e estratégias necessárias para fazer acontecer
            a aprendizagem significativa do estudante.


            nos casos de atuação em conjunto, os
            docentes precisam definir de que forma
            cada unidade curricular ou disciplina (no
            caso do ensino médio) poderá contribuir no
            processo. o trabalho com os estudantes deve
            ser desenvolvido pensando nas habilidades                                   o MITo Do PlaNEJaMENTo
            ou capacidades que dão suporte às
            competências previstas no Perfil Profissional.
                                                                            cada semestre deve ter apenas uma única situação de
                                                                            aprendizagem que integre todas as unidades curriculares?
                                                                            falso! o semestre – ou período letivo, dependendo da
                                                                            modalidade – deve ter quantas situações de aprendizagem
                                                                            forem necessárias para que as capacidades ou habilidades
                                                                            que precisam ser desenvolvidas no estudante sejam, de
                                                                            fato, trabalhadas. além das situações de aprendizagem
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27